Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - Património frágil - 09/03/2019

Da Capa à Contracapa

Património frágil

09 mar, 2019


Esta semana, viajamos no Da Capa à Contracapa, entre capas, papéis e dossiês até ao mundo dos arquivos nacionais.

Há documentos que, uma vez arquivados, formam verdadeiros laboratórios de História. Sem eles, não poderemos compreender o passado ou o futuro. Este sábado, partimos para uma viagem a partir do retrato “Arquive-se!”, lançado esta semana pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Escrito pela historiadora Rita Almeida Carvalho, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da universidade de lisboa, o livro parte da análise de casos e circunstâncias, do testemunho próprio e de colegas historiadores e arquivistas, para radiografar a gestão do património arquivístico nacional.

No Da Capa à Contracapa, Rita Almeida Carvalho diz que nem tudo está bem e explica porquê.

A outra convidada é a historiadora Maria de Lurdes Rosa, da Universidade Nova de Lisboa, investigadora com larga experiência nesta área. É também coordenadora da unidade de investigação do Instituto de Estudos Medievais.

A música de Mário Laginha, autor do genérico, abre a porta à conversa. O Da Capa à Contracapa é um programa da Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, para ouvir sempre que quiser em podcast e em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.