Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Greve dos Enfermeiros - 27/02/2019

H. Raposo

​“Direito à greve não é sagrado”

27 fev, 2019


Comentador da Renascença considera que há outras greves ilegítimas e aponta como exemplo as paralisações convocadas pela Fenprof.

O comentador da Renascença Henrique Raposo mostra-se satisfeito com a decisão do Supremo Tribunal Administrativo que declarou a impossibilidade legal de obrigar o Governo e o Conselho de Ministros a revogar a requisição civil decretada na greve dos enfermeiros.

“Os sindicatos têm de perceber que o direito à greve não é sagrado. Há outras coisas que são sagradas e neste caso a vida dos doentes”, diz Raposo.

O comentador diz ainda que esta “não é a única greve ilegítima”. “As greves da Fenprof também fazem chantagem diretas sobre a sociedade”.

Já o escritor Jacinto Lucas Pires lembra que esta decisão judicial ainda é passível de recurso. “Vamos ver como é que isto se resolve”, diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • me too
    27 fev, 2019 12:23
    Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados. Em 1960 aprendi que no país mais com o mais avançado socialismo de sempre (Suécia) não havia greves em sectores 'sensíveis'; na saúde v,g, Quando não se chegava a acordo, quem fazia greve por médicos, enfermeiros, técnicos, etc. era o pessoal dos transportes, os estivadores e outros. A greve mais grave era a dos bancários. Sem NET, nem MB, nem outras benesses tecnológicas, nem um cheque poderia ser depositado ou levantado. Cumprimenta, em particular, os que acham normal haver duas centrais sindicais cada qual com dezenas de sindigatos.
  • Cidadao
    27 fev, 2019 Lisboa 10:50
    Claro que sim. Legítimas, legítimas são as greves controláveis de 1 dia, ou as manifestações ordeiras e bem organizadas da CGTP, onde as pessoas "podem dissipar a sua raiva", e no outro dia ... Tudo na mesma, business as usual. Agora que está a aparecer um Sindicalismo com novas tacticas e pior que isso, não enquadrado pelo Sistema (partidos políticos, UGTs, CGTPs), muita gente está a acagaçar-se e o Sistema a mobilizar-se contra.