Emissão Renascença | Ouvir Online
Aura Miguel
Opinião de Aura Miguel
A+ / A-

Será que é desta?

25 fev, 2019 • Opinião de Aura Miguel


A grande novidade foi o testemunho dos abusados. Homens e mulheres que falaram de si e das suas chagas profundas e que tiveram a coragem de o fazer diante do Papa, dos bispos e cardeais. Uma espécie de murro no estômago diário, ou tratamento de choque, para sensibilizar os pastores para a responsabilidade e transparência.

Uma “monstruosidade dentro da igreja”, disse Francisco, a propósito dos abusos, onde “vemos a mão do mal” que transforma os abusadores e os encobridores em "instrumento de Satanás”.

Esta percepção não é de agora. Em 2002, com os escândalos de Boston, João Paulo II chamou a Roma os bispos americanos e, já nessa altura, o episcopado dos EUA defendia a “tolerância zero”. Na Via Sacra de 2005, Ratzinger meditou sobre “o rosto repugnante da Igreja” e, já como Papa, enfrentou os escândalos na Irlanda e puniu o mexicano Marcel Maciel, com processos extensivos aos Legionários de Cristo, seus cúmplices.

Há quem considere que aquelas grandes caixas com documentos que o Papa emérito entregou a Francisco em 2013 incluíam muitas outras misérias e aberrações. Quem sabe, uma “ponta do icebergue” que, nestes últimos anos, assumiu maiores proporções, sobretudo no verão passado, e ainda não tem fim à vista.

Francisco organizou um encontro de quatro dias para enfrentar o assunto a nível planetário, no qual apresentou 21 pontos de reflexão, logo no início, e leu um extenso discurso final com várias indicações de caminho. Horas depois do encerramento, os organismos da Santa Sé reuniram-se para articular tudo isto e ajudar os 190 bispos e cardeais a pô-los em prática nas suas dioceses.

Ficaram de fora algumas pedras no sapato, como a questão da homossexualidade, a punição dos bispos, a falta de estatísticas sobre abusos na Igreja e as críticas de tantas vítimas, por não verem acções concretas…

Mas, para mim, a grande novidade foi o testemunho dos abusados. Homens e mulheres que falaram de si e das suas chagas profundas e que tiveram a coragem de o fazer diante do Papa, dos bispos e cardeais. Uma espécie de murro no estômago diário, ou tratamento de choque, para sensibilizar os pastores para a responsabilidade e transparência.

Na Renascença V+, temos um poderoso exemplo deste drama sofrido por uma das vítimas - a única cujo rosto foi divulgado sem filtros, durante a celebração penitencial. E foi aqui que Francisco deixou um pedido aos sacerdotes e consagrados do mundo inteiro: “Para se poder entrar no futuro com renovada coragem, devemos dizer como o filho pródigo: 'Pai, eu pequei'."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PELO MUNDO IREI!
    28 fev, 2019 ESTRADAS 10:11
    Não vale a pena falar mais. Francisco acabou de dizer tudo. Cristo estará ai para resolver tudo dentro de pouco tempo! Este Cristo é escondido por muitos. O Papa esclareceu em poucas palavras tudo e o tudo é: Eu irei ser desterrado do Vaticano nele os muitos lobos vestidos com peles de cordeiro tomarão conta de uma nova Igreja que não é a de Cristo mas do seu adversário, A mim se juntarão os sacerdotes fieis a Cristo que na clandestinidade formaremos a igreja do novo avento. Agora é tempo da escolha e de limpar armas, melhor de tirar os terços da gaveta.
  • Emília Nadal
    27 fev, 2019 15:52
    Muito bem! Até quando?