Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Fontana del Vino - 06/02/2019

O Mundo em Três Dimensões

Fonte brota vinho (grátis) 24 horas por dia

06 fev, 2019 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


O Mundo em Três Dimensões viaja até Itália, onde existe uma fonte que faz as delicias dos amantes do bom vinho.

Uma fonte que deita vinho 24 horas por dia, sete dias por semana. Sim, existe em Itália. Foi criada pelos proprietários de uma quinta na região de Abruzzo, a pretexto de saciar a sede dos peregrinos do caminho de São Tomás entre Roma e Caldari di Ortona.

É quase no final dos 313 quilómetros de caminho que os peregrinos encontram esta motivação extra para alcançar a meta.

E se o conselho para um automobilista é "se conduzir, não beba", mais ainda para um peregrino. "Se se conduzir, não beba", pelo menos, não em excesso. Caso contrário, põe-se a jeito de dar uma queda, ou de levar um encontrão indesejável de um automóvel.

No entanto, os donos desta "Fontana del Vino" sublinham que esta oferta é uma forma de dar as boas vindas aos peregrinos e um incentivo ao consumo responsável.

Por falar nisso, sabia que em Portugal se consome mais álcool per capita do que na Rússia? É o que diz a Organização Mundial de Saúde.

Enquanto num ano um russo bebe 11,7 litros de bebidas alcoólicas, já um português consome 12,3 litros. E a média europeia é de 9,8 litros de bebidas alcoólicas por ano.

Em 2018, mais de 60 menores foram identificados por consumo de álcool nos festivais de verão. Se acha que isto é grave, o que dizer das 607 crianças e jovens sinalizados entre 2016 e 2017 por terem estado ou estarem expostos à dependência de álcool.

Ainda assim, um dado parece positivo: apesar de estar acima da média europeia, Portugal regista menos uma centena de mortes relacionadas com o álcool do que no resto da Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    06 fev, 2019 Faro 21:07
    Pois é, mas os russos bebem 11 litros de vodca a 40% e nós 12 litros de vinho a 14%. Quem bebe mais volume de etanol?