Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Mapa Geográfico - 05/02/2019

O Mundo em Três Dimensões

Mapa troca Catalunha pela Galiza e torna-se viral

05 fev, 2019 • André Rodrigues , José Luís Moreira (sonorização)


Em Espanha, há um mapa que se tornou viral porque trocou a Catalunha e a Galiza de posições. Ou seja, deslocou no papel regiões que na verdade estão separadas por mais de mil quilómetros.

Se é um cidadão interessado em geografia ou se o professor do seu filho ou do seu neto decidiu incluir um mapa na lista do material escolar, escolha bem o sítio onde vai adquirir esse mapa. O melhor mesmo é escolher uma papelaria e não uma loja de artigos chineses.

Em Espanha, um mapa tornou-se viral na internet porque inverteu as posições da Galiza e da Catalunha. A fotografia começou por motivar gargalhadas convulsivas no Twitter e rapidamente se tornou notícia no jornal Faro de Vigo.

Então temos Vigo no lugar de Tarragona e a Corunha em Barcelona. Estamos a falar de 1.100 quilómetros de distância entre as localizações verdadeiras e a imprecisão geográfica, que é tão bizarra, que nunca Valência esteve tão perto de Porriño.

"É o que dá comprar mapas em lojas chinesas, tudo pode acontecer", lê-se nos múltiplos tweets que viralizaram esta inversão territorial.

É como se, de repente, virássemos o mapa português de cima para baixo e tivéssemos as temperaturas negativas de Bragança a viajar quase 800 quilómetros até ao sítio onde temos a fortaleza de Sagres.

Já imaginou? O país não é assim tão grande. Pelo menos não tão grande como Espanha. Atendendo à área das duas nações peninsulares, o nosso retângulo mais as ilhas cabem 5,5 vezes no terraço do vizinho.

Por falar em tamanhos, como é que seria o mapa da Europa com base no número de buscas que fazemos quando planeamos as férias? Ora bem, se o tamanho dos países fosse medido em função das pesquisas de férias, Portugal seria um gigante e a Alemanha uma insignificância.

Aliás, de acordo com essa leitura da realidade, Portugal é mesmo o maior país do continente europeu porque é o mais procurado e a seguir surge a Espanha. A Península Ibérica representa 80% do território europeu na procura dos destinos de férias.

E como é que os portugueses olham para o seu próprio país na perspetiva destino de férias? Não como um retângulo, mas como uma forma geométrica de elevada complexidade.

O site Trivago diz que o Algarve concentra quase 30% das pesquisas e - se isso servisse de medida oficial - Faro teria que ceder o estatuto de capital de distrito a Albufeira.Ou seja, na perspetiva algarvia da questão, eles é que mandam e, a seguir, vem o Alentejo. Lisboa, Norte e Centro é paisagem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.