Emissão Renascença | Ouvir Online
Casa Comum
A política nacional e europeia em debate à quarta-feira às 13h05 e às 23h20
A+ / A-
Arquivo
Casa Comum - CGD, “Os portugueses têm direito a saber” - 23/01/2019

Casa Comum

CGD. "Os portugueses têm direito a saber"

23 jan, 2019


Os empréstimos danosos concedidos pela Caixa Geral de Depósitos e os incidentes que no bairro da Jamaica, no Seixal, e se foram prolongando pelos dias seguintes foram os temas em análise por Paulo Rangel e Fernando Medina.

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel considera que há um culpado no caso da Caixa Geral de Depósitos é o Partido Socialista, que impediu o acesso à informação.

“Foi o PS que quis silenciar este assunto na comissão de inquérito, impedindo o acesso à lista de devedores da Caixa. Ora, como somos contribuintes, temos de conhecer os devedores”, defende no programa desta quarta-feira.

“Quem paga os prejuízos da Caixa são os cidadãos portugueses e nós temos direito a saber se houve coisas que foram mal feitas”, reforça.

Já Fernando Medina, autarca socialista da Câmara de Lisboa, não aceita a ideia de uma administração criminosa na Caixa, mas aponta dois casos que geraram muitas perdas no banco público.

“De facto, há aqui duas operações em particular que eu tenho divergência que a Caixa tenha feito intervenção nesta matéria. Primeiro, as guerras de poder dentro do BCP –do que é público, as perdas que a Caixa registou em alguns períodos resultam de financiamentos que foram atribuídos no calor do que foram as guerras de disputa de poder dentro do BCP; o segundo caso é parecido com este, que é o problema da guerra na Cimpor, com a agravante que, no caso, a atuação concertada de uma parte do acionista público com o acionista Caixa Geral de Depósitos na Cimpor acabou por levar ao desmantelamento da companhia”, aponta.

Outro tema em debate entre os dois comentadores desta Casa Comum foram os incidentes que começaram no domingo no bairro da Jamaica e que se foram prolongando pelos dias seguintes.

Fernando Medina chama a atenção para o facto de os acontecimentos de violência não terem sido organizados por quem se manifestava.

“Não podemos confundir um conjunto de pessoas que se manifestavam de forma correta e expressando um sentimento muito próprio relativamente àquilo que consideram ser uma injustiça do ponto de vista da forma como as forças policiais atuam – e essa é uma situação que tem de ser respeitada e ouvida – e outra é aquilo que sabemos que aconteceu, que foi a atuação de grupos. Os detidos não pertenciam ao bairro, não pertenciam sequer ao Seixal ou Setúbal”, afirma o autarca.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.