Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

opinião

T. May, o “flop” anunciado

22 jan, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A primeira-ministra recusa um segundo referendo sobre o Brexit, assim como um adiamento da saída do Reino Unido da UE. Também rejeita comprometer-se a evitar um Brexit sem acordo. O Plano B é um nado-morto.

Theresa May, primeira-ministra britânica, herdou do seu antecessor, David Cameron, um referendo sobre a UE, realizado em junho de 2016. Contra o que Cameron esperava, a saída da UE ganhou. E com isso multiplicaram-se os conflitos sobre a Europa no partido conservador – que, ironicamente, Cameron pretendia eliminar.

Então ministra do Interior, T. May votou “ficar na UE” no referendo. Mas, ao assumir o cargo de primeira-ministra (Cameron demitiu-se), entendeu ser seu dever democrático cumprir a vontade popular expressa no referendo. Por isso recusa adiar a saída da UE, bem como um segundo referendo, por muito que a campanha do primeiro tenha sido recheada de fantasias e puras mentiras. T. May também rejeita comprometer-se a evitar uma saída do Reino Unido da UE enquanto não houver acordo.

Assim, a primeira-ministra não larga o acordo de saída que negociou com a UE, apesar de este ter sido estrondosamente derrotado na Câmara dos Comuns. O “plano B”, redigido em três dias e que ontem May apresentou no parlamento britânico (que o votará no próximo dia 29), não poderia deixar de ser um “flop”. Ou melhor: não houve plano B algum.

A UE tem repetido vezes sem conta que não renegoceia o acordo de saída, apenas poderá modificar a declaração política que o acompanha e que não tem força de lei. Ora, entre os 432 deputados britânicos que votaram contra esse acordo, muito poucos aceitariam apenas uma mudança na declaração política.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.