Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional. Ida para a prisão suspensa

17 jan, 2019 • Agência Lusa


Duarte Lima foi condenado em primeira instância, em novembro de 2014, a dez anos de cadeia por burla qualificada e branqueamento de capitais.

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à Lusa fonte do TC.

Três juízes do TC recusaram, a 18 de dezembro, uma reclamação apresentada por Duarte Lima, confirmando a decisão que condenou o ex-deputado.

Desta decisão de uma secção do TC, Duarte Lima apresentou agora um recurso para o plenário de juízes daquele tribunal, ação que evita o trânsito em julgado da decisão condenatória.

Duarte Lima foi condenado em primeira instância, em novembro de 2014, a dez anos de cadeia, pela coautoria material de um crime de burla qualificada e outro de branqueamento de capitais, no processo BPN/Homeland, relacionado aquisição de terrenos no concelho de Oeiras para a construção do Instituto Português de Oncologia com um empréstimo do BPN.

Posteriormente, recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa, que, em abril de 2016, lhe reduziu a pena para seis anos de prisão.

Desde então, Duarte Lima tem apresentado vários recursos e reclamações para o Supremo Tribunal de Justiça e para o Tribunal Constitucional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    17 jan, 2019 aveiro 17:31
    Com tantos criminosos de colarinho branco , indiciados por diversos actos de corrupção e outros crimes ; seria preciso construir mais uma prisão de luxo para os acolher todos , por os vistos Évora está totalmente lotada . Claro que em termos de igualdade de tratamento , em prisão não se deve misturar farrapos com guardanapos . Haja paciência !!!!!!!