Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legalização da canábis para fins recreativos vai ser chumbada. Socialistas abstêm-se

17 jan, 2019 • Agência Lusa


Diplomas do BE e do PAN são debatidos no Parlamento esta quinta-feira e votados amanhã.

Os diplomas de BE e PAN para a legalização da canábis para uso recreativo, que são debatidos esta quinta-feira no Parlamento, já têm chumbo anunciado com votos contra de PSD, PCP e CDS-PP, tendo o PS dado indicação de que vai abster-se.

Contactados pela agência Lusa, BE e PAN, através de fontes oficiais, garantiram que os projetos de lei vão a votos na sexta-feira, afastando a possibilidade de baixar os diplomas à especialidade sem votação.

"A orientação de voto do PS é de abstenção, não manifestando oposição, sem prejuízo de alguns deputados terem manifestado vontade de poderem apoiar a iniciativa em casos pontuais", revelou aos jornalistas a deputada e vice-presidente Jamila Madeira, no final da reunião da bancada parlamentar do PS, ao final da manhã.

De acordo com Jamila Madeira, a liberdade de voto "é sempre um princípio no PS".

Os projetos do BE e do PAN, segundo a deputada socialista, "definem um sentido, o qual o Partido Socialista considera que é uma evolução talvez natural", apontando que algumas cautelas não estão "absolutamente salvaguardadas" nos diplomas.

"Portugal ganharia em esperar alguma avaliação das experiências que estão em curso em alguns países antes de avançar em definitivo", alegou.

À agência Lusa, o deputado do PSD Ricardo Baptista Leite já tinha adiantado que o partido aguarda que os projetos baixem a comissão parlamentar sem votação para prosseguir "o debate em sede de especialidade".

"Se forçarem a votação teremos que votar contra, nomeadamente, mas não só, por causa da possibilidade de auto cultivo previsto em ambos os projetos", adiantou.

CDS-PP e PCP adiantaram à agência Lusa que irão votar contra ambos os projetos, enquanto o PEV deverá optar pela abstenção.

Nos diplomas, o BE defende que a venda deve ser feita em estabelecimentos licenciados para o efeito, que "devem ter, apenas e só, como atividade principal o comércio de plantas, substâncias ou preparações de canábis", enquanto o PAN considera que a venda "deve ocorrer exclusivamente em farmácias, porque são pontos de venda neutros", onde há profissionais habilitados para prestar esclarecimentos.

Na semana em que foi publicada a regulamentação da lei da canábis para fins terapêuticos, aprovada em julho passado, os deputados voltam a discutir a questão, agora para legalizar a droga para uso pessoal e não medicinal, permitindo mesmo o autocultivo.

Os projetos não são consensuais e, se por um lado o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães diz que a instituição tem de tomar uma posição, pelo impacto da medida na saúde, a Associação de Estudos Sobre Canábis - Cannativa considera que a legalização seria "um grande passo" para combater o crime organizado e "um passo na direção da saúde pública".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Jesus
    17 jan, 2019 Sintra 21:32
    Falam em psicoses... e o tabaco também provoca psicoses e o álcool também. Estudos novos dizem que afinal não é a cannabis que leva à esquizofrenia... mas quem tem é que precisa dela para ficar bem... sinceramente começo a ficar com a impressão que as leis proibicionistas que o ser humano sofreu e ainda sofre, fizeram e fazem muito mal á nossa saúde... mais uma vez vou mencionar um livro para que gosta de ler e saber a verdade de um caso clínico. “Uma Mãe de F.I.R.E.S.” de Carla Sofia Dias , da editora Lusodidactica Uma história real é muito recente de uma mãe de uma bebé com uma epilepsia refractaria e que esclarece e ajuda e desabafa o que de bom a planta (oleo CBD) tem feito na vida da sua filhote. E acho que o sr. presidente assim como todos os que gostam de ler o deveriam ler. Obrigado.
  • Pisco
    17 jan, 2019 Beja 15:49
    Que pena... E eu que tinha um charro pronto para festejar...