Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha. Encontrados restos biológicos de criança presa num poço há três dias

16 jan, 2019 • Marta Grosso


Jornal espanhol diz que criança já foi localizada, mas Governo espanhol e o pai de Julen Jiménez desmentem a informação.

Autoridades espanholas procuram Julen. "Temos esperança de que não esteja morto", diz pai
Autoridades espanholas procuram Julen. "Temos esperança de que não esteja morto", diz pai

O Governo espanhol desmentiu esta quarta-feira a notícia do jornal “El Español”, segundo a qual o bebé de dois anos que caiu num poço no passado domingo na zona de Málaga teria sido localizado.

O desmentido é feito também em vários jornais. Segundo o “ABC”, quer o Governo quer o pai de Julen dizem que a localização da criança não é ainda certa.

É a resposta à notícia do jornal “El Español”, segundo o qual o menino teria sido localizado a 73 metros de profundidade, debaixo de um tampão de terra.

Julen Jiménez tem dois anos e caiu num poço com 110 metros de profundidade e 20 centímetros de diâmetro há mais de 72 horas. Está preso neste túnel desde domingo, apesar de todos esforços das equipas de resgate.

Esta quarta-feira de manhã, soube-se que foram encontrados cabelos que, de acordo com análises de ADN, pertencem à criança.

O “El Español” adianta que foi também introduzido um feixe com sete metros de profundidade no tampão de areia, o que teria ajudado à alegada localização de Julen.

Aos jornalistas, o pai da criança, José Rosello, disse esta manhã que tem "esperança de que ele não esteja morto".

As operações de busca e resgate contam com a participação de técnicos de uma empresa sueca que também ajudou no resgate dos mineiros chilenos presos numa mina em 2010.

As autoridades esperam que, nos próximos dois dias, já tenha sido possível abrir mais túneis que permitam chegar à criança.

Nas operações de resgate estão ainda envolvidos elementos dos serviços de emergência (112), o consórcio provincial de bombeiros, a Proteção Civil, uma equipa de resgate e intervenção de montanha de Álora e Granada, um grupo especial de atividades sub-aquáticas da Guarda Civil, bombeiros de Málaga e elementos de várias empresas privadas.

[Notícia atualizada às 14h35]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.