Tempo
|
A+ / A-

Brexit. Merkel considera que "ainda há tempo para negociar"

16 jan, 2019


"Queremos que os danos, e haverá em todos os casos, sejam os menores possíveis", diz a chanceler alemã.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse, esta quarta-feira, que "ainda há tempo para negociar" um acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, de acordo com as possíveis propostas da primeira-ministra britânica Theresa May.

"Lamento muito que a Câmara dos Comuns britânica tenha rejeitado o acordo ontem [terça-feira] à noite ", referiu Angela Merkel, em declarações à imprensa.

"Nós queremos que os danos, e haverá em todos os casos, sejam os menores possíveis", disse a chanceler alemã, acrescentando que vão "tentar encontrar uma solução ordenada em conjunto".

Angela Merkel sublinhou que ainda há "tempo para negociar", mas referiu que, neste momento, o Governo alemão está a aguardar por propostas da primeira-ministra britânica.

Na terça-feira à noite, o parlamento britânico rejeitou o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia negociado pelo Governo de Theresa May com Bruxelas, por 432 votos contra e apenas 202 a favor.

A dois meses e meio da data prevista para a saída britânica da UE, os deputados da Câmara dos Comuns rejeitaram de forma maciça o acordo de saída, apesar do último apelo feito pela primeira-ministra, imediatamente antes da votação, contra “a incerteza” que a rejeição do texto provocaria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.