Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - O Espaço em 2019 - 5/01/2019

Espaço 2019. O que nos espera?

05 jan, 2019


50 anos depois do Homem na Lua, 40 anos depois do Comandante Koenig, olhamos para o Espaço hoje com os astrónomos portugueses Zita Martins e Pedro Machado.

50 anos depois do Homem na Lua, 40 anos depois do Comandante Koenig, olhamos para o Espaço hoje: que missões estão em curso hoje em dia? Há novos parceiros no mapa mundial da corrida espacial. Quanto tempo falta para o homem pisar Marte e quem será o primeiro a fazê-lo? Que trabalho "invisível" se faz na Terra sobre a astrobiologia e como isso mexe com as missões exteriores? As missões tripuladas vão levar-nos a outros planetas? E quando poderemos sonhar com uma base na Lua?

Os astrónomos portugueses Zita Martins e Pedro Machado respondem a essas e outras perguntas.

Zita Martins é astrobióloga e Professora no Instituto Superior Técnico. Colaborou com a NASA, foi investigadora no Imperial College London e Professora Convidada na Nice-Sophia Antipolis. Trabalhou para a missão a Marte ExoMars, participa em missões espaciais da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial do Japão. Em 2009, ganhou uma bolsa de um milhão de libras da Royal Society. Deu mais de 100 entrevistas aos meios de comunicação social internacional, foi seleccionada pela BBC como Expert Scientist Women e condecorada pelo Presidente da República com o título de Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Pedro Machado é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e professor do Departamento de Física de Ciências. Como investigador do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, faz parte de uma equipa de investigadores que ao fim de dois anos conseguiu medir os ventos da atmosfera de Vénus a partir da Terra. Até então, só era possível fazê-lo recorrendo a sondas espaciais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.