Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Natalidade - 03/01/2018

O Mundo em Três Dimensões

Quebra da natalidade: motivo para a alarme ou razão para celebrar?

03 jan, 2019 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Apesar do risco de despovoamento de algumas regiões pelo facto de nascerem menos bebés, há quem considere antiquada a ideia de que um país dinâmico precisa de muita gente. E que mais bebés implicam mais emissões de dióxido de carbono que, no limite, podem transformar-se em dificuldades no combate às alterações climáticas.

Andamos nós aqui preocupados com a descida da natalidade e fazemos um esforço tremendo para ver em qualquer pequeno aumento uma excelente notícia, mas rapidamente percebemos que não nos devemos iludir. Afinal, são pequenas subidas que não chegam para compensar o saldo.

Por isso, o facto de no ano passado terem nascido em média mais 100 bebés por mês do que em 2017, não significa que nos possamos dar por satisfeitos. Porque a este ritmo, não vai mesmo ser possível reverter as piores previsões do declínio populacional.

O INE admite que em 2033 vamos baixar da marca simbólica dos 10 milhões.

Daqui a 30 anos, o país terá menos de cinco milhões de pessoas em idade ativa e em 2080 serão apenas 4 milhões a contribuir para o Produto Interno Bruto.

De acordo com os números da Direção-Geral de Saúde, entre as zero horas de 1 de janeiro até às 11 da manhã de 31 de dezembro de 2018 morreram mais de 114 mil pessoas. À média de 313 por dia. É o ano com mais mortes de sempre em Portugal.

Em compensação, nascem 240 bebés por dia em Portugal. E é isso que nos preocupa: o país morre mais do que nasce.

Mas há quem observe vantagens nesta tendência. Sarah Harper, investigadora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, considera que o colapso de bebés deve ser motivo para comemoração, mesmo que isso coloque alguns países na iminência do despovoamento, Portugal incluído.

Diz esta especialista que a ideia de haver muita gente para tornar um país dinâmico é, simplesmente, antiquada. Além de que, continua, Sarah Harper, menos filhos pode também ser benéfico para o ambiente.

A justificação consta de um estudo recente que conclui que por cada filho a menos, o mundo terá sido poupado em 58 toneladas de dióxido de carbono por ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno soares
    08 jan, 2019 VISEU 08:25
    Esta senhora vive em que mundo?
  • Robot
    03 jan, 2019 lisboa 14:41
    A quebra da natalidade é uma consequencia natural e racional do tipo de sociedade que estamos a construir em alguns países que terao que a colmatar com tecnologia e robotização e não sei se chegará.
  • Pergunto Eu
    03 jan, 2019 Mundo 14:30
    Cada vez é mais difícil de entender isto. Uns falam no Inverno Demográfico como uma catástrofe. Mas ao mesmo tempo, outros dizem que o Mundo está sobrepovoado e a Terra, aproxima-se perigosamente do limite de pessoas que pode manter. Afinal, em que ficamos?