Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Correr o pano

31 dez, 2018 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Vai correr-se hoje o pano sobre mais um ano repleto de grandes acontecimentos.

No futebol, terminar o ano significa apenas chegar a meio da longa caminhada do campeonato principal, quando está tudo praticamente por decidir.

Por isso, é muito cedo para traçar cenários, e nem sequer apresenta qualquer vantagem a habitual designação de campeão de inverno que por norma se atribui ao comandante da classificação.

Do ano que agora está a chegar ao fim ficam factos relevantes:

A vitória do Futebol Clube do Porto no campeonato da primeira Liga, evitando assim que o Benfica pudesse conquistar o penta, assume sem dúvida o maior destaque.

Mérito para um grupo coeso comandado por um técnico de craveira superior, que mantém todas as características para poder repetir a façanha.

A participação da selecção portuguesa no Mundial da Rússia não teve o sucesso que se esperava. Sem ter sido possível concretizar a ambição de chegar à final, ficaram no entanto indícios de que sob o comando sábio de Fernando Santos a estrela poderá voltar a brilhar na próxima Liga das Nações.

No Sporting deu-se a ruptura esperada e desejada. A insuportável situação que o clube de Alvalade viveu durante largos meses chegou ao fim por vontade da esmagadora maioria dos seus associados, e vive agora um tempo novo. Poderá não encontrar o sucesso a curto prazo, porque ficaram feridas difíceis de sarar, mas o clube do leão reergueu-se e está enfrentar com determinação as dificuldades.

Quanto ao resto a justiça fará o seu trabalho e, mais tarde ou mais cedo, teremos notícias do resultado de que vão ser alvo todas as malfeitorias que uma minoria ditatorial conseguiu impor em Alvalade.

A mesma justiça que também não irá passar ao lado dos factos que mancharam a vida de outro grande clube, o Benfica, que viveu dias angustiantes e que ainda não pode dizer que está virada esta página.

Há razões para augurar um ano melhor para o futebol português.

É certamente o que desejam todos os portugueses que se interessam pelo futebol e o seguem apaixonadamente durante 365 dias.

BOM ANO NOVO PARA TODOS!

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Henrique Vila Forte
    31 dez, 2018 Algés 16:36
    Bom Ano de 2019 para si, para os seus e para a RR. Aqui, faço votos para que haja mais imparcialidade quando se trata do Benfica. A propósito, não vi um seu artigo sobre a vitória sobre o Braga e de o Benfica ter sido absolvido. Se calhar distração minha! Agradeço que apresente os meus respeitos à Senhora Drª. Graça Franco, uma grande Senhora, uma grande Directora e uma grande Jornalista, onde a verdade ela consegue sempre imacular. Bom 2019 para todos da RR. Melhores cumprimentos, Henrique Vila Forte