Tempo
|
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Fogos de outubro e as casas por reconstruir - 19/12/2018

J. Lucas Pires

Casas por reconstruir após incêndios. "Ajuda está congelada nos absurdos da burocracia"

19 dez, 2018


Pelo segundo ano consecutivo, vítimas dos incêndios de outubro de 201 vão passar o Natal fora de casa porque as habitações ainda não foram reconstruídas.

O escritor e comentador da Renascença Jacinto Lucas Pires critica a lentidão observada no processo de reconstrução das casas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017. Pelo segundo ano consecutivo, as vítimas desses incêndios vão passar o Natal fora de casa.

"A ajuda está congelada nos absurdos da burocracia", critica Lucas Pires, acrescentado que esta situação "é inexplicável".

Na mesma linha, Henrique Raposo lembra que há já um ano, quando o programa Carla Rocha - Manhã da Renascença foi feito de Oliveira do Hospital, percebia-se que as pessoas estavam em estado de emergência. "Em estado de emergência, primeiro tratam-se as pessoas, depois dos papéis", diz.

Henrique Raposo alude ainda a "um choque entre as elites metropolitanas e o interior rural que fica esquecido".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Amaral
    22 dez, 2018 V n Poiares 20:02
    A oposição ao litoral não é o interior. Madrid é interior. Se um é litoral, o outro é serrano. E a serra está esquecida, cheia de eucaliptais.o litoral não tarda nada vai descobrir que a água que bebe é semeada ( deveria ser, desde 1992, quando houve o aviso dos cientistas a falar de incêndios e desertos se nada fosse feito) o abandono de 2/3 do território vai trazer falta de vida às cidades. Eu no meu caso, depois da burocracia horrível, estou acampado, no rsi, a Olhar as ruínas do meu futuro em que ia cuidar do Portugal. Obrigado!