Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Elites ou eleitos - 14/12/2018

O Mundo em Três Dimensões

As elites mandam mais do que os eleitos? 42% dos portugueses acham que sim

14 dez, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


A conclusão é de um estudo da Universidade de Cambridge em oito europeus, mais os Estados Unidos. Portugueses tendem a acreditar nas teses conspirativas mas são, ao mesmo tempo, os que menos se deixam contagiar pela desinformação que circula na internet.

Os governos não mandam nada, quem manda são as elites.

Dois em cada cinco portugueses acreditam que é assim que funciona. Ou seja, acreditam mesmo na existência dos 'Donos Disto Tudo'.

A Universidade de Cambridge conduziu uma investigação em oito europeus mais os Estados Unidos.

"Há grupos paralelos aos governos que controlam o mundo"? A esta pergunta, 42% dos portugueses respondem que sim.

E "apesar de vivermos em democracia, há sempre uma elite que toma as decisões importantes?" 66% dos portugueses dizem que sim.

O enraizamento deste tipo de teorias conspirativas é, de certa forma, o sintoma de um mal-estar nas nossas sociedades, e é motivado pela exclusão.

Desde logo, no plano politico, porque - de uma maneira geral - a perceção é de que os nossos eleitos não nos representam.

Quem nos dera sermos suecos. Descontado o frio do inverno nórdico - que tem só duas a três horas de luz por dia - a Suécia é um dos exemplos referenciais em matéria de democracia e igualdade social.

Na comparação com Portugal, a crença em teorias de conspiração é quatro vezes mais reduzida na Suécia.

No entanto, por paradoxal que pareça, mais de 20% dos suecos desconfiam que a imigração muçulmana faz parte de um plano secreto para tornar os muçulmanos a maioria da população do país.

E metade dos húngaros acusam o governo de esconder a verdade sobre quantos imigrantes realmente vivem no país... e isso ajuda a perceber algumas coisas.

Voltamos a Portugal e constatamos este dado curioso: se por um lado tendemos a acreditar em teses conspirativas, por outro lado estamos entre os menos permeáveis à desinformação que circula na internet, ao contrário do que acontece, por exemplo, no Reino Unido e na América.

Nem de propósito, em matéria de aquecimento global, "será que a responsabilidade humana é uma mentira inventada para enganar as pessoas?" Nos Estados Unidos, cerca de 20% dos inquiridos dizem que sim. É Donald Trump a marcar pontos.

Contudo, a média de respostas afirmativas registadas nos nove países situa-se nos 8%. Portugal está abaixo disso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.