Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Alívio na zona euro

14 dez, 2018 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Um encontro entre o presidente da Comissão Europeia e o primeiro-ministro de Itália avançou no sentido de ultrapassar o diferendo sobre o défice orçamental italiano para 2019.

Como se esperava, Mário Draghi confirmou ontem que no fim deste mês cessam as compras, pelo BCE, de títulos de dívida pública dos países da moeda única. Este programa, que durou quase quatro anos e foi uma preciosa ajuda para Portugal, revelou-se quase a única política anticíclica da zona euro.

As projeções macroeconómicas do BCE foram revistas em ligeira baixa. E Draghi não escondeu o agravamento das incertezas quanto à evolução da economia europeia. Incertezas ligadas, nomeadamente, ao Brexit, ao protecionismo comercial desencadeado por Trump, aos atuais problemas em países ditos emergentes, como o Brasil, etc.

Quanto às taxas de juro, que subiram nos EUA oito vezes desde 2015 (mas agora talvez as subidas abrandem), o BCE deverá mantê-las no atual nível baixíssimo onde se encontram desde março de 2016, pelo menos até o verão do próximo ano.

Claro que ficaríamos mais descansados se a reforma da zona euro tivesse avançado mais rapidamente. Mas creio exageradas as críticas, dirigidas a M. Centeno, sobretudo por membros do PSD, quanto aos pequenos passos dados na última e muita longa reunião do Eurogrupo.

Num artigo publicado ontem no “Negócios” e também em jornais da Alemanha, França, Itália e Espanha, Centeno afirmou que foi já, em certa medida, superada a divisão entre credores e devedores na zona euro; e que hoje se compreendem melhor os desafios comuns.

Centeno defendeu o método dos compromissos sobre reformas incrementais, ou seja, dos pequenos passos no processo de integração. É por aí que o presidente do Eurogrupo espera ir avançando em questões ainda em aberto, como o sistema europeu de garantia de depósitos bancários, a provisão de liquidez em resoluções bancárias e o orçamento da zona euro.

Entretanto, um encontro em Bruxelas, na quarta-feira, entre o presidente da Comissão Europeia, C. Juncker, e o primeiro-ministro de Itália, G. Conte, avançou significativamente no sentido de ultrapassar o diferendo sobre o défice orçamental italiano para 2019. Um diferendo que poderia causar graves danos ao futuro do euro. G. Conte avança agora com um défice de 2,04% do PIB, contra os 2,4% inicialmente previstos e que os governantes italianos afirmavam, até há poucas semanas, ser intocável.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.