Tempo
|
Francisco Assis-João Taborda da Gama
Um eurodeputado e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver em Lisboa olham para os principais temas da atualidade. Às terças e quintas, às 9h15
A+ / A-
Arquivo
Debate Francisco Assis e João Taborda da Gama - 13/12/2018

May e Macron: dois líderes em modo sobrevivência

13 dez, 2018


As moções de censura que a primeira-ministra enfrentou na quarta-feira e que o Presidente francês defronta hoje são os temas em análise por Francisco Assis e João Taborda da Gama.

Theresa May sobreviveu a uma moção de censura do seu próprio partido. Na opinião de Francisco Assis, o Partido Conservador “percebeu que todas as hipotéticas alternativas são piores” do que atual cenário.

O acordo que a primeira-ministra britânica negociou em Bruxelas “é a solução menos má”, sendo que neste momento não existem soluções boas para o Reino Unido, que se encontra numa “situação muito complicada”, defende o eurodeputado socialista.

João Taborda da Gama tem a mesma opinião e acrescenta que parece ser cada vez mais inevitável “devolver a palavra ao povo” sobre o Brexit.

Esta quinta-feira, o Presidente Emmanuel Macron também enfrenta uma moção de censura, na sequência do protesto dos “coletes amarelos” e ainda no rescaldo de mais um atentado em Estrasburgo.

Não existe, contudo, hipótese de Macron cair hoje, defendem os dois comentadores. Francisco Assis considera que as oposições em França estão fragilizadas, dada o seu extremismo, seja para a direita seja para a esquerda.

João Taborda da Gama lembra que morreu agora “a sexta pessoa ligada aos ‘coletes amarelos’ – mais do que no atentado terrorista” em Estrasburgo e “Macron vai ter de
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mina
    14 dez, 2018 potimao 10:56
    O Brexit está num impasse porque Trump não interviu apoiando Inglaterra,Tem armas económicas fortes para o fazer.A atitude de ontem rígida das declarações de Merkel,Mac?ron ,Costa etc poderão influenciar TRUMP.Os cordos já não são o que eram -definitivos-e este a ser aprovado não qer dizer que venha a ser alterado em futuro governo.Novo referendo será o descredito da democracia INglesa.