Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Assis-João Taborda da Gama
Um eurodeputado e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver em Lisboa olham para os principais temas da atualidade. Às terças e quintas, às 9h15
A+ / A-
Arquivo
Debate Francisco Assis e João Taborda da Gama - 11/12/2018

J. Taborda da Gama

"Ninguém quer dar o golpe de misericórdia no Brexit"

11 dez, 2018


O professor universitário compara o Brexit a uma família que, no meio de uma zanga, decidiu mudar de casa. "Passado um ano, ninguém quer mudar de casa, mas ninguém quer admitir isso e May é a mãe que está a forçar a saída".

O comentador da Renascença João Taborda da Gama diz que "ninguém quer dar o golpe de misericórdia no Brexit". Depois de a primeira-ministra britânica ter adiado a votação do acordo sobre o Brexit no Parlamento britânico, Taborda da Gama considera que seria tempo de devolver a voz ao povo "ou através de um segundo referendo ou através de eleições antecipadas".

O professor universitário compara a saída do Reino Unido da União Europeia a uma família que, no meio de uma zanga, decidiu mudar de casa. "Passado um ano, ninguém quer mudar de casa, mas ninguém quer admitir isso e May é a mãe que está a forçar a saída".

Já Francisco Assis considera que estamos perante "uma situação totalmente imprevisível". "Aqueles que apostaram na saída do Reino Unido não sabiam verdadeiramente o que fazer no dia a seguir", diz o eurodeputado socialista, acrescentando que esta "situação pantanosa" ainda se prolongará durante mais algum tempo.

Assis considera ainda que "falta um líder" ao Reino Unido.

A primeira-ministra britânica inicia esta terça-feira uma série de encontros com líderes europeus para tentar renegociar alguns pontos-chave do acordo.



Veja também:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.