Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

00h - 01h

Joel Cleto

07/12/2018


Antiga, mui nobre, sempre leal e invicta

Joel Cleto - Antiga, mui nobre, sempre leal e invicta

“No projecto da fachada da Câmara Municipal do Porto estavam quatro gigantescos nichos, para terem quatro gigantescas estátuas, de quatro personalidades muito ligadas à história da cidade: Camilo Castelo Branco, Afonso Henriques, o Infante D. Henrique e Afonso Martins Alho.
Afonso Martins Alho é um mercador da cidade do Porto que, no inicio do século 14, é responsável por negociar o acordo comercial entre Portugal e Inglaterra que veio a dar início à mais velha aliança do mundo. Ainda hoje o homenageamos, às vezes sem o saber, porque ele foi muito inteligente e sagaz a negociar este acordo. Ele foi muito… fino. Daí a expressão: fino como o Alho”.

Joel Cleto
(Novo livro: Lendas do Porto Vol.5)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.