Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Assis-João Taborda da Gama
Um eurodeputado e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver em Lisboa olham para os principais temas da atualidade. Às terças e quintas, às 9h15
A+ / A-
Arquivo
Debate Francisco Assis e João Taborda da Gama - 06/12/2018

F. Assis

Prisões sobrelotadas e com condições degradadas. Situação "é preocupante"

06 dez, 2018


"Há sobrelotação das cadeias e de há muitos anos a esta parte tem-se vindo a assistir a uma progressiva degradação das condições em que as mesmas funcionam", diz o comentador da Renascença.

O eurodeputado socialista Francisco Assis considera que os problemas recentes em várias prisões do pais, entre as quais o Estabelecimento Prisional de Lisboa, em Custóias e em Santa Cruz do Bispo, revelam a "situação preocupante" em que as prisões se encontram.

"Há sobrelotação das cadeias e de há muitos anos a esta parte tem-se vindo a assistir a uma progressiva degradação das condições em que as mesmas funcionam", diz o comentador da Renascença, no habitual espaço de debate do programa Carla Rocha - Manhã da Renascença.

Na mesma linha, o professor universitário João Taborda da Gama lembra que "as condições da população encarcerada devem preocupar uma civilização e devem preocupar as pessoas de forma especialmente grave". Taborda da Gama considera que o principal objetivo da sociedade para uma pessoas que esteja encarcerada é que "seja recuperada". "A privação de liberdade não é a degradação das condições de vida de uma pessoa", remata.

Os guardas prisionais iniciam esta quinta-feira uma nova greve nacional que se prolonga até 18 dezembro e realizam uma vigília em frente à Presidência da República para exigirem a revisão do estatuto profissional. Nos últimos dias estiveram também em protesto o que impediu visitar, por exemplo, no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rosário Pinto leite
    06 dez, 2018 LAmego 10:52
    Acho muito sensato preocuparem-se com os presos… mais importante é preocuparem-se com os doentes que ficam sem serem operados, meses de espera de situações que implicam sofrimentos e muito incapacitantes para os próprios e implicações nas famílias, análises urgentes para os doentes, para o seu diagnóstico e implicações na terapia que deveriam com urgência tomar, que não são realizadas, devido a greves de enfermeiros, auxiliares,..... -estas greves têm muito mais implicações do que as dos polícias. Onde estão os direitos dos doentes? Bem mais grave que os presos não terem visitas….