Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

00h - 01h

Luís Araújo

30/11/2018


Faraós, pirâmides e escaravelhos

Luís Araújo - Faraós, pirâmides e escaravelhos

“Entre a literatura egípcia há textos muito mais expressivos do que o Livro dos Mortos, que nem era livro, nem era para mortos.
Entre os 192 capítulos destaco só o capítulo 125 que trata da confissão negativa, ou seja, o que é que o morto dizia no tribunal de Osíris? Dizia: eu não matei, eu não roubei, etc.
De tudo o que os egípcios criaram esta ideia para mim é notável – a ideia do julgamento dos mortos que outras religiões depois irão aproveitar – porque há aqui uma certa democratização da morte e todos são responsabilizados pelos seus actos… desde o mais poderoso faraó até ao mais humilde dos escribas”.

Luís Araújo
(Novo livro: Os Grandes Mistérios do Antigo Egipto)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.