Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Tentar perceber

A importância da Grande Guerra

10 nov, 2018 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


O centenário do armistício que pôs fim à I guerra mundial está a ser celebrado. Mas porque foi tão importante essa guerra, que também se mostrou surpreendentemente trágica?

Há cem anos, no dia 11 de novembro de 1918, foi assinado o armistício que pôs fim à Grande Guerra, ou I guerra mundial. O centenário é sobretudo celebrado em Paris, na presença de muitos chefes de Estado e de governo – entre eles estará o Presidente da República de Portugal. Poderá estranhar-se que se dê tanta importância ao termo de uma guerra tão antiga, que não foi a primeira a opor alemães e franceses e à qual se seguiu uma segunda guerra mundial, 21 anos depois.

Mas existem motivos sérios para destacar a chamada Grande Guerra. A anterior guerra franco-alemã (1870-1871) não durou um ano. A Grande Guerra prolongou-se por quatro anos e meio e provocou uma enorme mortandade entre os militares (a II guerra mundial matou mais gente, mas foram sobretudo as populações civis que sofreram).

Em 1914 as hostilidades foram desencadeadas pelo atentado mortal ao príncipe herdeiro do império austro-húngaro, Francisco Fernando, em Sarajevo, na Bósnia. Mas na altura não houve posições claras (com a possível exceção da Alemanha, que desejava uma guerra). Ainda hoje os historiadores discutem como realmente começou a Grande Guerra. Vários países decretaram a mobilização geral; a partir daí era muito difícil voltar atrás.

A longa duração da Grande Guerra não era de todo esperada. Muitas tropas partiram então para os campos de batalha convencidas de que no Natal seguinte estariam já de volta a casa. E a guerra de trincheiras teve enormes efeitos psicológicos e políticos. Pode dizer-se que o séc. XIX, ao longo do qual predominou a paz, acabou realmente com a Grande Guerra. Esta, de facto, mudou o mundo.

Um exemplo: no princípio do séc. XX muitos políticos de extrema-esquerda consideravam impossível uma guerra, porque a classe operária dos diferentes países a ela se oporia, em nome do internacionalismo proletário. Enganaram-se. E a entrada da Rússia na guerra levou a imensas baixas nos confrontos com o exército alemão, contribuindo para a queda do regime czarista. Em 1917 os alemães transportaram, de comboio, Lenine (então exilado na Suíça), para a Finlândia. Lenine passou daí para a Rússia e liderou a revolução bolchevique, que tirou a Rússia da guerra. O comunismo soviético iria durar até ao final da década de 80 do séc. XX.

Anos no horror das trincheiras

Ninguém esperava, por outro lado, a brutal desumanidade que foi a guerra de trincheiras, que se manteve durante praticamente toda a Grande Guerra. Os soldados viviam no interior das trincheiras, imersos em lama, ratos, neve, frio e constantes bombardeamentos. De vez em quando saíam das trincheiras para desencadear um ataque; mas o inimigo estava preparado e, à metralhadora, liquidava a maior parte dos atacantes. Por vezes, centenas de mortos eram o preço de um avanço de apenas alguns metros, sem qualquer significado militar. Durante quatro anos a chamada frente ocidental praticamente não se alterou.

Nas trincheiras, os soldados que sobreviviam, em condições sanitárias horríveis, sentiam-se abandonados pelos políticos que os tinham enviado. Aí nasceu um profundo ódio à democracia liberal e também uma cultura de violência, sentimentos que desembocariam nos totalitarismos nazi-fascistas e comunista. Foi o que nos explicou um grande historiador francês, François Furet, que morreu em 1997.

A aviação ainda não teve um importante papel na Grande Guerra; daí que não tenha havido as enormes destruições de cidades que ocorreram na II guerra mundial. Nem havia bombas atómicas, como as que mataram milhões em 1945, em Hiroshima e Nagasaki. Mas ao horror das trincheiras somava-se a frequente utilização de gases, que matavam ou deixavam seriamente afetados, para toda a vida, inúmeros militares.

Ao armistício de há um século seguiu-se, em 1919, o Tratado de Versalhes, que impôs sanções económicas duríssimas à Alemanha, criando um terreno propício ao movimento nazi, que mais tarde levaria Hitler ao poder. Por outro lado, os Estados Unidos (que entraram na Grande Guerra só em 1917) não ratificaram o tratado nem aderiram à Sociedade das Nações, então criada. O congresso americano opôs-se à vontade do presidente dos EUA, Woodrow Wilson, que se empenhara na criação da Sociedade das Nações e por isso ficou seriamente frustrado. Foi uma vitória do isolacionismo americano, ao qual não agradara a participação, embora curta, do seu país na Grande Guerra.

Portugal na Grande Guerra

A participação de militares portugueses na Grande Guerra começou em África, antes de qualquer declaração formal de guerra. Houve mortíferos combates entre tropas portuguesas e alemãs junto às fronteiras das colónias africanas de Portugal. Em Setembro de 1914 foram enviados os primeiras soldados portugueses para África, onde os esperaria uma série de derrotas perante os alemães, na fronteira do sul de Angola com o Sudoeste Africano Alemão, bem como na fronteira norte de Moçambique com a África Oriental Alemã. Além das mortes em combate, as tropas portuguesas sofreram ali numerosas baixas por doença.

Só em 1916 declarou Portugal guerra à Alemanha. Conhecendo a fraca preparação militar dos portugueses e as suas muitas limitações logísticas, o Reino Unido, nosso aliado desde 1373, logo no início das hostilidades manifestou o desejo de que as tropas portuguesas não entrassem em combates na Europa. E em Portugal a entrada na guerra em França não era consensual. O governo de Afonso Costa decidiu-se por essa entrada, alegadamente para defender as colónias africanas dos alemães. Mas porventura mais importante terá sido a ideia de que a guerra uniria os vários partidos republicanos em torno da liderança da A. Costa.

Depois de um curto período de treino em Tancos (na altura considerado “o milagre de Tancos”) o primeiro contingente foi enviado para França em navios britânicos no início de 2017. Mas as tropas portuguesas estavam pouco preparadas e mal equipadas – parte delas partiria com equipamento e vestuário próprios de África… Na frente da batalha os soldados portugueses eram alvo de troça, nomeadamente da parte dos militares britânicos.

A experiência do Corpo Expedicionário Português no campo de batalha não foi feliz. Chegaram a estar mobilizados perto de 200 mil homens. As perdas atingiram quase 10 mil mortos e milhares de feridos, além de custos económicos e sociais muito pesados.

Os objetivos que levaram os responsáveis políticos portugueses a entrar na guerra na Europa saíram todos gorados. A unidade nacional não seria conseguida por este meio, pelo contrário, e a instabilidade política acentuar-se-ia até à queda do regime democrático em 1926. As indemnizações alemãs a Portugal, no fim da Grande Guerra, ficaram muito abaixo daquilo que A. Costa esperava.

A experiência dos portugueses das trincheiras fomentou, sobretudo no exército, uma hostilidade crescente ao regime iniciado em 5 de outubro de 2010. Logo no final de 2017 um golpe militar derrubou o governo de Afonso Costa, substituído por Sidónio Pais, ex-embaixador em Berlim e mais tarde Presidente da República. Antes de ser assassinado em dezembro de 2018, Sidónio, um simpatizante dos alemães, lançaria sementes de um governo autocrático, que culminaram no golpe de 28 de maio de 1926, comandado pelo general Gomes da Costa, que havia chefiado o Corpo Expedicionário Português.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Fidalgo
    11 nov, 2018 Figueira da Foz 23:43
    ouve aqui algum engano em datas quando se fala em anos tão recentes como 2017 e 2018
  • José Bulcão
    10 nov, 2018 Almada 16:15
    É só um comentário em jeito de nota de rodapé: é estranho ver os factos históricos de há 100 anos transpostos para o presente devido a uma distracção reiterada ao longo do artigo de opinião entre 1917 e 2017 e entre 1918 e 2018. Espero que não seja de alguma forma um prenúncio...
  • António Costa
    10 nov, 2018 Cacém 12:53
    No séc. XIX, a "militarista" Prússia reuniu à sua volta os estados alemães, formando a Alemanha. O aparecimento em cena, da Alemanha foi muito bem vista em Inglaterra, pois seria um "estado tampão" entre uma França ( as recordações de Napoleão eram recentes ) e uma Rússia Imperial olhada com desconfiança. A entrada na "Europa dos Impérios" foi muito tardia, para a Alemanha. O "bolo mundial" já tinha sido repartido entre a França e Inglaterra e pelos restantes países europeus. A Alemanha investiu em força no desenvolvimento cientifico virado para um industrialização crescente, muito bem sucedida. Nesta época imperial a armada inglesa, fazia questão de possuir tantos navios de guerra como a soma dos navios dos estados oponentes. A industrialização da Alemanha e o seu crescente poderio militar tornou-se uma ameaça para o imenso império inglês. Na investigação cientifica pura a Alemanha no inicio do séc. XX, tinha pessoas como Max Planck e Einstein. O "emaranhado" de tratados e alianças entre os países levou a um efeito de dominó na "globalização" do conflito iniciado em 1914. As armas, como a metralhadora, usada em grande escala nos países colonizados, foi trazida para o teatro de guerra europeu. A incompetência das chefias militares, com táticas herdadas de Napoleão, levaram a consequências devastadoras. O número de soldados mortos: França 9 milhões; Rússia 14 milhões; Alemanha 11 milhões; Grã-Bretanha 7milhões. O império mundial europeu iria ver o seu fim, em breve.