Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Países do Mundo - 26/10/2018

O Mundo em Três Dimensões

Quantos países existem no mundo?

26 out, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


As Nações Unidas dizem que há 193 países, a FIFA 206 e o Comité Olímpico Internacional 209.

Fomos contar quantos países existem no mundo e percebemos que a resposta é variável. Depende, por exemplo, da organização que os contabiliza.

De acordo com as Nações Unidas, existem 193 países. Contudo, se considerarmos o Vaticano e a Palestina, que são países observadores, ou Taiwan - cuja independência não é reconhecida pela China - percebemos que a lista de países do mundo está incompleta.

E o quê que um território precisa para ser reconhecido na ONU? Três requisitos: fronteiras definidas, moeda própria e soberania nacional, que facilitam o quarto e decisivo requisito: o reconhecimento da comunidade internacional.

Mas a FIFA e o Comité Olímpico Internacional reconhecem mais de 200 territórios. E eu, que percorri a lista do mundo por ordem alfabética, contei 199 países.

Ora bem, vamos a perguntas que podem ajudá-lo a responder àqueles questionários de cultura geral, tipo 'Quem quer ser milionário'. Quantas famílias reais existem no mundo? 28. Quantos territórios têm a forma constitucional de monarquia? 43.

E logo somos remetidos para o Reino Unido. Na verdade, é de todas as coroas a que mais territórios tutela. Alguns exemplos: Canadá, Austrália, Nova Zelândia ou Ilhas Salomão e Belize representam 1/3 do total de 15 territórios tutelados por Isabel II. A monarca britânica tem, seguramente, mais de 140 milhões de súbditos.

Outra curiosidade: 1/4 dos estados da União Europeia são monarquias. São 7 em 28. Aqui inclui-se o Reino Unido que, se tudo correr conforme previsto, abandona o projeto europeu em março do próximo ano.

E há um país que não faz parte do clube de Bruxelas que adotou exatamente a mesma música. Só muda a letra: "Acima do jovem Reno, repousa o Liechtenstein, nas alturas dos Alpes".

Para fechar, mais uma que talvez não saiba: o Vaticano é o único estado europeu que é uma monarquia absoluta. Há mais de 1000 anos. Tem atualmente cerca de 1000 habitantes e é líder entre os estados soberanos com menos habitantes.

Mas é o segundo território do mundo com menos residentes. As Ilhas Pitcairn, um território polinésio na dependência do Reino Unido, é a parcela de território com menos gente. Tem (apenas) 50 habitantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.