Tempo
|

A+ / A-

“Pose e Variações” - Uma exposição inédita para ver na Gulbenkian


Até finais do século XX, a figura humana era o principal tema dos escultores. Um tema que, parecendo limitativo, deu origem a uma abundante produção artística e gerou trabalhos notáveis de artistas como Rodin, Jean-Antoine Houdon, Aimé-Jules Dalou, Paul Dubois, Jean-Baptiste Carpeaux, Edgar Degas ou Denys-Pierre Puech – todos eles representados na exposição inédita “Pose e Variações”.

A partir de 26 de outubro, descubra 30 obras destes escultores de renome numa exposição que reúne peças das coleções de Carl Jacobsen (1842-1914), fundador da Carlsberg, e Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955).

“Pose e Variações” é a grande exposição de Inverno do Museu Calouste Gulbenkian e “explora o modo como os escultores franceses adotaram as poses ensinadas na Academia e as adaptaram nas suas criações, seguindo o seu caminho pessoal a partir dos ensinamentos académicos ou afastando-se deles.

Cinco núcleos distintos de objetos dão corpo ao tema proposto, com a figura humana omnipresente, ora inspirada naintemporal mitologia clássica, ora assumindo uma dimensão realista ou intimista.”

Esta é uma exposição com apoio Renascença que pode ver na Galeria Principal do Edifício Sede da Fundação.

Informações:
POSE E VARIAÇÕES, Escultura em Paris no tempo de Rodin
Curadoria: Luísa Sampaio
Edifício Sede – Galeria Principal
Av. de Berna, 45A
10:00 - 18:00 (encerra às terças)
26 outubro 2018 - 4 fevereiro 2019


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.