Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Taça cheia

18 out, 2018 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Sertanense hoje, Vila Real amanhã e Loures no sábado são cabeças de cartaz de uma festa que todos os anos percorre o país inteiro.

É a democraticidade do futebol a funcionar, embora ainda com condicionantes vários que, eliminados, poderiam dar azo a uma comemoração ainda maior.

Isto porque, deste trio, apenas os transmontanos de Vila Real jogam no seu terreno, o Monte da Forca. Os demais, por insuficiências insanáveis verificadas nos seus campos de jogo, tiveram de recorrer à generosidade de amigos que aceitaram autorizá-los a jogar nos seus estádios.

Loures transfere-se assim para Alverca, enquanto o Sertanense se desloca para mais longe, tendo optado por Coimbra, para ali receber uma gala que teria um impacto bem maior se realizada em pleno coração do pinhal, zona da Beira Baixa há um ano flagelada por incêndios que acentuaram ainda mais a pobreza de uma região já de si marcada por esse estigma há várias décadas.

Seja como for, a taça vai encher-se e a alegria vai correr por esse país fora.

Na edição anterior jogando contra todas as imprevisibilidades sagrou-se vencedor o Desportivo das Aves, ao bater numa final para os seus adeptos inesquecível um Sporting debilitado pela crise mais dolorosa da sua história.

Para esta edição partem com igual propósito várias dezenas de clubes, todos desejando ter pela sua frente um longo caminho a percorrer.

Veremos quem é capaz de se aguentar num desafio de tanta exigência, ajudando a encher uma taça com a qual apenas um de dois poderão brindar lá para Maio no estádio nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.