Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​O acordo do “Brexit” adiado

17 out, 2018 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Acentuou-se a probabilidade de do Reino Unido sair da UE sem acordo de transição. É muito difícil negociar com uma primeira-ministra politicamente enfraquecida.

Afinal, não se confirmaram as notícias de que a UE e o Reino Unido teriam chegado a um acordo de princípio sobre a transição após 29 de março próximo, data na qual se torna irrevogável a saída dos britânicos da Europa comunitária. Assim, o Conselho Europeu que hoje e amanhã se realiza em Bruxelas não poderá apreciar um acordo inexistente. Talvez essa apreciação aconteça em novembro ou dezembro, mas acentuou-se a probabilidade de uma saída do Reino Unido sem acordo. Uma perspetiva má para todos, mas sobretudo para os britânicos e também para a paz na Irlanda do Norte (Ulster) – o acordo de paz há vinte anos alcançado inclui a permanente abertura da fronteira entre a República da Irlanda e o Ulster.

Uma vez que o governo britânico quer retirar o seu país do mercado único europeu e da união aduaneira (que implica uma pauta exterior comum), desde o início das negociações que resolver este problema parece a quadratura do círculo. Como evitar fechar a fronteira irlandesa, que com a saída do Reino Unido passa a ser uma fronteira externa da UE?

A última proposta da UE apontava para uma pertença temporária da Irlanda do Norte (ou talvez de todo o Reino Unido) ao mercado único; T. May exigia uma data para terminar essa pertença e recusava erigir controles fronteiriços entre o Ulster e a Grã-Bretanha – o que se compreende, por ser território nacional britânico (marítimo). A UE recusou fixar uma data para essa pertença terminar, certamente por não vislumbrar que algum dia seja encontrada uma solução definitiva para a fronteira irlandesa. E, como tantas vezes tem sido dito, os britânicos não podem esperar participar no mercado único no comércio de mercadorias, mas não na livre circulação de pessoas.

Contra o que se poderia esperar, os 27 Estados membros que permanecem na UE têm mantido uma frente unida face a Londres. Pelo contrário, a primeira-ministra britânica tem sido alvo de críticas duríssimas e ameaças de demissão vindas não apenas dos colegas de partido como do interior do seu governo. Isto acontece mesmo depois da saída de Boris Johnson, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, e de David Davis, negociador-chefe do Brexit por parte do Reino Unido. Parece que no domingo passado alguns dos atuais ministros de May se mostraram insatisfeitos com o esboço de acordo negociado em Bruxelas.

Ou seja, a questão de fundo mantém-se e porventura nunca será ultrapassada: se T. May faz alguma concessão à UE, imediatamente saltam alguns conservadores a protestar, alguns clamando “traição!”, obrigando a primeira-ministra a recuar. Como se vê, é bem mais difícil negociar com um líder fraco, neste caso uma líder, do que com um líder forte, capaz de enfrentar críticas internas.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.