O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias. De segunda a sexta às 05h40, 14h30 e 21h10 com reposição ao fim-de-semana.
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Apelido de família - 8/10/2018
O Mundo em Três Dimensões - Apelido de família - 8/10/2018
O Mundo em Três Dimensões

Quão popular é o seu nome de família?

08 out, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Qual é o seu nome de família? Acredite que é muito mais do que um mero apelido no cartão do cidadão ou uma simples assinatura num documento. Afinal, é o seu nome de família. Sabia que há 26 milhões de apelidos em todo o mundo?

Um apelido de família pode dizer muito mais do que aquilo que aparece no nosso cartão do cidadão ou que rabiscamos com estilo na assinatura dos documentos. Na verdade, o sobrenome é a porção do nosso nome relacionado com a nossa ascendência. Daí, ser sobrenome.

Como é que se chama? Eu chamo-me André Rodrigues e descobri que o meu apelido de família é o 146.º mais usado em todo o mundo. Significa filho de Rodrigo. E é no Brasil que encontramos a maior parte dos que assinam com este sobrenome.

Dos cerca de 3,8 milhões Rodrigues existentes em todo o mundo, 3,6 milhões residem no país que ocupa 48% da América do Sul e onde Portugal cabe 92 vezes.

Além disso, nesta pesquisa, foi possível descobrir 685 variantes deste apelido e mais de 70 formas transliteradas, ou seja, são palavras traduzidas de qualquer idioma, sem ferir o seu significado literal ou original.

Mas lá para o meio, eu também tenho um Silva no meu nome completo. Um em cada 37 portugueses assina este apelido.

Silva é o 99.º sobrenome mais frequente em todo o mundo. Estima-se que, em todo o mundo, mais de cinco milhões e meio de pessoas assinam Silva. Dessas, mais de três milhões e seiscentas mil vivem no Brasil. Mas é na Guiné-Bissau que se regista a mais elevada densidade populacional dos Silvas. Uma em cada 29 pessoas é Silva.

Se quer saber o quão popular ou frequente é o seu apelido de família, pesquise no portal Forebears, cujos cálculos têm por base uma amostra de quatro mil milhões de habitantes do mundo datada a 2014, que, ainda assim, não deverá estar muito longe da realidade.

Já agora, este episódio dos números que contam histórias tem sonorização de Paulo Teixeira. Um em cada 131 portugueses é Teixeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.