Tempo
|
Em Nome da Lei
O direito e as nossas vidas em debate. Sábado às 12h, com repetição domingo às 0h
A+ / A-
Arquivo
Em Nome da Lei - Lei europeia dos direitos de autor na internet - 22/09/2018
Em Nome da Lei - Lei europeia dos direitos de autor na internet - 22/09/2018

Em Nome da Lei

Nova lei dos direitos de autor na internet. Uma questão de censura ou de justiça?

22 set, 2018 • Marina Pimentel


O programa Em Nome da Lei deste sábado debateu os fundamentos e as consequências da legislação europeia que quer regulamentar a utilização pelas plataformas digitais dos conteúdos que outros criam, sem receberem qualquer contrapartida.

O Parlamento Europeu aprovou esta semana uma controversa legislação que pretende acabar com a pirataria na internet, obrigando as plataformas digitais, como o Google, o Youtube ou o Facebook, a pagar direitos aos artistas, às empresas de informação e aos jornalistas, por agregarem e distribuírem os seus conteúdos.

Para alguns, tal representa acabar com a liberdade e a gratuitidade na internet. Para outros, trata-se de uma questão de justiça, principalmente para os meios de comunicação social.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.