Tempo
|

A+ / A-

Sexta-feira, 21 de setembro de 2018

D. António Couto


Oração da Manhã - 21/09/2018

A Igreja celebra nesta sexta-feira a Festa de São Mateus, Apóstolo e Evangelista. Mateus era publicano de profissão. O termo publicano deriva do termo latino publicanus, que designa coletor de dinheiro público. O posto de cobrança de Mateus situava-se um pouco a norte de Cafarnaum, junto da estrada internacional que ali passava, e que ligava o Egito à Mesopotâmia. Como publicano, Mateus estava ao serviço do poder ocupante, o império romano, e cabia-lhe a tarefa odiosa de cobrar impostos aos seus concidadãos judeus para os entregar às autoridades romanas. Era, pois, naturalmente mal visto e odiado pelos judeus, que diariamente o insultavam e enchiam de nomes feios.
Até que um dia passou pela banca de impostos de Mateus um homem chamado Jesus, que, em vez de o insultar, poisou nele um olhar de amor, e disse para ele: «Segue-me!». A resposta de Mateus foi imediata. Atingido no coração por um olhar novo e uma palavra nova, Mateus levantou-se e seguiu Jesus. Afinal, era a primeira vez que alguém o tratava como seu igual! O passo seguinte foi uma Festa que Mateus ofereceu aos seus amigos, publicanos e pecadores como ele, e a Jesus e aos seus discípulos. É aqui que nasce o Apóstolo e Evangelista São Mateus. São Mateus, roga por nós e por todos os que desconhecem Jesus e não sabem o que é o Amor e o Perdão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.