Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Estátuas - 12/09/2018

O Mundo em Três Dimensões

Índia constrói a estátua mais alta do mundo

12 set, 2018 • André Rodrigues José Luís Moreira (sonorização)


Quando for inaugurada, tudo indica que a 31 de outubro, a Estátua da Unidade, na Índia, vai ter 182 metros em altura e ser a maior estátua do mundo.

Na India, há 2.500 construtores que erguem a Estátua da Unidade. Um monumento à memória de Sardar Vallabhbhai Patel, o primeiro vice-ministro indiano após a independência em 1947. O objetivo deste mega monumento é homenagear o herói nacional, que se destacou na luta pela independência indiana.

Quando for inaugurada, tudo indica que a 31 de outubro, a nova construção, toda em bronze, vai ter 182 metros em altura, o equivalente a um prédio com mais de 50 andares.

Será cerca de duas vezes maior do que a Estátua da Liberdade, o símbolo de Nova Iorque, também ele inspirado na independência dos Estados Unidos. Uma coincidência da história, porque, tal como no caso indiano, a potência colonizadora era a Inglaterra.

A estátua inaugurada para celebrar os 100 anos da independência norte-americana tem uma altura total de 93 metros, 47 dos quais correspondem ao pedestal.

E dá para subir para subir até lá cima. São 167 degraus até ao pedestal, mais 168 do pedestal até à coroa. Os últimos 54 permitem subir à tocha.

No entanto, apesar da dimensão dos números, a Estátua da Liberdade é atualmente a 10.ª mais alta do mundo, se incluirmos o pedestal. Sem pedestal, a senhora de tocha em riste cai 30 posições para o 40.º lugar

E se tudo correr conforme previsto na Índia, a partir de 31 de outubro, a Estátua da Liberdade passará a ser a quadragésima primeira maior do mundo.

Os 182 metros da Estátua da Unidade indiana vão destronar os 128 do Buda do Templo da Primavera, na China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.