Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Luaty Beirão manda "farpa" ao PCP pelo Twitter

25 ago, 2018


O livro do ativista "Sou Eu Mais Livre, Então – Diário de um Preso Político Angolano" não poderá ser vendido na Festa do Avante

Depois de na sexta-feira ter sido divulgado que o livro Luaty Beirão "Sou Eu Mais Livre, Então – Diário de um Preso Político Angolano" não poderá ser vendido na Festa do Avante, o ativista luso-angolano reagiu à polémica no Twitter.

“Epá, em Angola pelo menos os “amigos do MPLA” estão a deixar os “malfeitores” vender as suas obras”, escreveu o ativista e rapper.

Na sexta-feira, na conta pessoal do Facebook, a editora e fundadora da editora Tinta da China, Barbara Bulhosa, que publica o livro do luso-angolano, escreveu que tinha acabado de saber que da "lista de livros que selecionámos para estarem na Festa do Avante foi retirado o diário de prisão do Luaty Beirão".

O PCP justificou-se, segundo Bulhosa, com o incómodo que o facto iria causar "aos camaradas do MPLA".

Bárbara Bulhosa acaba a mensagem naquela rede social a dizer que "é uma tristeza verificar que para o PCP os presos políticos continuam a ter nacionalidade, e que os que interessam são só os nossos, durante o Estado Novo."

Em resposta por escrito à Renascença, o PCP esclarece que "a “Festa do Livro” que marca presença na Festa do Avante! é da responsabilidade da editora Página a Página que assume os seus próprios critérios e opções editoriais quer quanto às editoras convidadas quer quanto aos títulos à venda."

"Pela expressão e reconhecimento que o espaço granjeou ao longo de quatro décadas, expôs milhares de títulos, de largas dezenas de editoras, é natural que a editora responsável observe critérios seus de qualidade e seriedade nos títulos que põe à disposição dos visitantes", acrescentam os comunistas.

O PCP afirma ainda que "rejeita operações difamatórias vindas de quem sem crédito se move pelo preconceito e o mais primário anticomunismo."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.