Emissão Renascença | Ouvir Online
Luís Cabral
Opinião de Luís Cabral
A+ / A-

Opinião de Luís Cabral

O "interior" de Portugal

20 jul, 2018 • Opinião de Luís Cabral


Chamar "interior" a Évora, por exemplo, poderia fazer sentido há 50 anos, mas não faz muito sentido no séc. XXI.

O Governo, bem como Movimento Pelo Interior, lamentam o desaparecimento do "interior" e propõem medidas concretas para o contrariar.

Estas políticas só têm um problema: verdadeiramente não existe "interior" em Portugal. Por algum motivo somos chamados um "país à beira-mar plantado". Chamar "interior" a Évora, por exemplo, poderia fazer sentido há 50 anos, mas não faz muito sentido no séc. XXI.

Deixem-me partilhar a perspectiva de um residente em Nova Iorque. Há milhares e milhares de pessoas que vivem nos estados de Pennsylvania ou Connecticut e trabalham (diariamente) em Manhattan. Por vezes, as distâncias não são muito diferentes de Lisboa a Évora. Pessoalmente, acho uma loucura viver tão longe do local de trabalho, e não sei bem como é possível manter esse ritmo de transporte diário. No entanto, estou certo de uma coisa: se eu dissesse a um dos "commuters" de Allentown (Pennsylvania) que ele vive no interior dos Estados Unidos, ele acharia piada à noção, mas claramente responderia que ele vive na costa Este dos Estados Unidos, não no interior.

Façam o seguinte exercício: escrevam Allentown no Google maps; carreguem no botão do zoom até aparecer Nova Iorque e Chicago no mapa; e digam-me agora se acham que Allentown fica no interior.

Talvez o leitor pense "Isso é nos Estados Unidos, onde a infraestrutura de transportes é melhor que em Portugal". Ao que respondo: isso era verdade há 50 anos, mas hoje em dia, entre comboios e autoestradas, temos uma infraestrutura muito melhor do que a americana (obrigado, União Europeia).

É indiscutível que se verificam em Portugal variações significativas na concentração populacional. No entanto, enquadrar este problema numa dicotomia "litoral/interior" é um pouco exagerado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rui
    23 jul, 2018 lisboa 10:28
    Artigo que na realidade distorce a realidade, falta fluidez de transito nas horas de ponta princpalmente Lisboa e Porto..O acesso ás principais cidades é deficiente em via férrea e estradas.O interior é para finar por múltiplas razoes.Com eleições há porta entende-se estas noticias.
  • João Lopes
    20 jul, 2018 Viseu 22:04
    Artigo interessante!