Tempo
|
João Ferreira do Amaral
Opinião de João Ferreira do Amaral
A+ / A-

O terceiro projecto

13 jul, 2018 • Opinião de João Ferreira do Amaral


A União Europeia está manifestamente em fase de desagregação. Vive (?) em crise permanente e é cada vez menos respeitada em termos mundiais.

Torna-se urgente, por isso, encontrar um terceiro projecto, adaptado aos tempos actuais, que enquadre a cooperação entre os estados europeus.

O primeiro projecto dos tempos recentes foi a Europa das comunidades, em particular da Comunidade Económica Europeia. Durou de 1958 a 1992 e funcionou bem. Teve naturalmente as suas crises e as suas disfunções, de que as mais notórias foram as relacionadas com a Política Agrícola Comum. Os problemas que a CEE gerou tiveram na sua maioria a ver com o excesso de centralismo, ou seja com o estabelecimento de políticas únicas para realidades bem diferenciadas. Mas como referi, o balanço global é francamente positivo, uma vez que combinou equilibradamente as necessidades de cooperação inter-estados com a soberania destes.

Balanço completamente contrário é o do segundo projecto, que sucedeu à CEE a partir de 1993. É a União Europeia, a Europa federalista, que está agora em declínio acelerado. A União Europeia assentou numa sucessão impressionante de erros, que explicam, aliás, a emergência dos movimentos populistas.

Entre muitos desses erros selecciono:

- a tentativa de criar a prazo não muito longo um superestado europeu, tendo como modelo o federalismo ultrapassado do século XVIII, decorrente da ideia, errada, que a globalização iria eliminar os estados-nação

- a peregrina decisão de criar uma moeda única para forçar a realização do estado federal, gerando uma grave disfunção nas política económicas dos estados, contribuindo de forma decisiva para a divergência económica e para o aprofundamento de clivagens muito sérias entre os estados europeus

- a redução drástica da soberania dos estados membros substituindo-a por poderes burocráticos centralizados, fracos e em geral incompetentes

- o completo desprezo pela vontade popular, que atingiu o seu cume no Tratado de Lisboa que reproduz praticamente a chamada Constituição Europeia de 2004, chumbada em referendo na França e na Holanda. Com a intenção de impedir que as opiniões públicas nacionais se manifestassem, o Tratado de Lisboa foi aprovado sem referendos (com excepção da Irlanda, por imperativos constitucionais) mesmo em países como Portugal em que o governo tinha prometido realizar esse referendo.

É pois necessário um terceiro projecto que abandone as concepções federalistas, incluindo a exigência de uma moeda única e reponha o caminho que estava a ser trilhado pela CEE mas adaptado às condições actuais. E que elimine de vez a ideia que a soberania dos estados tem de ser sacrificada a uma mítica soberania europeia que nunca conseguirá vingar. Quanto mais se perseverar nessa ideia mais populismo se receberá em troca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.