O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias. De segunda a sexta às 05h40, 14h30 e 21h10 com reposição ao fim-de-semana.
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Joalharia Nacional - 04/07/2018
O Mundo em Três Dimensões - Joalharia Nacional - 04/07/2018
O Mundo em Três Dimensões

Portugal vende cada vez mais jóias para o estrangeiro

04 jul, 2018 • André Rodrigues José Luís Moreira (Sonorização)


Em 2017, o setor da joalharia fechou com 100 milhões de euros em vendas para o exterior.

Depois dos sapatos e dos têxteis, as exportações de jóias. No ano passado o setor fechou com 100 milhões de euros em vendas para o exterior.

Entre 2015 e 2017, o crescimento das exportações das jóias portuguesas aproximou-se dos 40 milhões, ou seja, passou de 65,5 para 100 milhões de euros.

Contudo, este desempenho espetacular das exportações do sector de ourivesaria representa apenas uma décima parte do volume total de negócio, atualmente calculado em 1.000 milhões.

É mais um caso de sucesso em Portugal. Uma indústria em que a esmagadora maioria das empresas se concentra em três concelhos do norte do país (Gondomar, Guimarães e Póvoa de Lanhoso) e é responsável por onze mil postos de trabalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.