Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Tomate (25/06/2018)

O Mundo em Três Dimensões

Ano fraco para o tomate (e a culpa é da mosca branca)

25 jun, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Estamos em mínimos de 2013 na produção de tomate nacional.

2018 está a ser um ano fraco para o tomate nacional. É o que dizem as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística: a 31 de maio, registava-se uma redução de 26% na área instalada de tomate para a indústria. Estamos em mínimos de 2013 e a culpa é da mosca branca e dos ácaros que trouxeram as doenças.

Salve-se ao menos o arroz, o milho, o trigo, o centeio, a aveia e a cevada que tiveram aumentos de produção. E também as prunóideas, que inclui, entre outras, os pêssegos e as cerejas.

Para as cerejas, o rendimento unitário previsto para este ano, segundo o INE, deverá ficar próximo das 3 toneladas por hectare.

Mas os vendedores alertam que o mau tempo vai dar cabo do negócio. Na zona do Fundão, que tem uma das maiores áreas de produção de cereja a nível nacional, muita da produção fica comprometida pelo mau tempo, sobretudo fora de época.

Também na região do Douro: Lamego, Resende, Vila Real choveram bolas de granizo maiores do que moedas de cinquenta cêntimos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    27 jun, 2018 Matosinhos 10:33
    Não me digam que este País está a ficar sem tomates!!!...