Tempo
|
João Ferreira do Amaral
Opinião de João Ferreira do Amaral
A+ / A-

​Determinismo geográfico grosseiro

15 jun, 2018 • Opinião de João Ferreira do Amaral


De vez em quando, da boca de políticos (em geral medíocres) ou de comentadores pouco dados a grandes leituras surgem formas grosseiras de determinismo geográfico como justificação para a criação de estados.

O determinismo geográfico, em ciência social é a concepção que considera que o homem é fruto do meio e que portanto todos os aspectos importantes da vida em sociedade são determinados pelas condições geográficas.

O determinismo geográfico nas suas versões mais elaboradas não convence, mas tem, pelo menos, a espessura necessária para valer a pena fazer a sua crítica.

Não assim o que eu chamo o determinismo geográfico grosseiro que verdadeiramente não mereceria referência se não fossem os políticos e comentadores que mencionei.

Pode sintetizar-se o determinismo geográfico grosseiro desta forma: se um dado espaço, do ponto de vista geográfico, se distingue razoavelmente de espaços limítrofes, então deve formar um estado cujo território coincida com esse espaço.

A Europa, como grande península da Euro-Ásia, distingue-se do resto deste super-continente? Então deve formar-se um estado europeu. Deve mesmo, segundo alguns, constituir uma pátria, provavelmente instituída por decreto. Um desses “alguns” é o actual primeiro-ministro espanhol que recentemente proferiu aquela que poderá vir ser considerada a afirmação mais estapafúrdia do ano (ganhando inclusivamente às de Donald Trump) : “ a Europa é a nossa nova pátria” (dele, dos seus amigos ou dos Espanhóis, não é claro).

Outro exemplo. Como a Península Ibérica se destaca geograficamente do resto da Europa, então deve existir um estado ibérico.

Lamento. Mas a Europa não é minha pátria, nem a Península Ibérica é mais que uma designação geográfica e não é, nem tem que ser, uma unidade política. Por isso andaram muito bem os deputados portugueses em não aceitar que o parlamento alemão, por razões orçamentais (pobres alemães, tão poupadinhos!) transformasse dois grupos parlamentares de amizade (um com Portugal e com Espanha) num só grupo de amizade ibérica.

Espero que este caso alerte todos os que se deixam embalar pelo federalismo europeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MASQUEGRACINHA
    15 jun, 2018 TERRADOMEIO 18:09
    Tem toda a razão. De passinho simbólico em passinho simbólico vai-se fazendo a caminhada para (mais uma) situação de facto. É como com aquela da cadeia de balcões de um banco alemão em Portugal vendida a um grande banco espanhol: de balcãozinho em balcãozinho se vai avançando para a iberização (ou seja, espanholização) da banca portuguesa. Se não funciona a cooperação voluntária (como nos tempos do entusiasta P. Coelho e apaniguados), há sempre um plano B. Os poupados alemães nem percebem que parte é que os portugueses insistem em não perceber, de como isso seria muito melhor para todos, um verdadeiro simplex, concentrar os "fluxos financeiros" da ibéria toda. E cá vamos carregando com a cruz da CGD, que safámos por uma unha negra, embora com o castigo suplementar de pagar juros superiores a 10%, vitalícios!, a uma carraça privada. Mas haverá ainda alguém, mesmo entre os antigos crentes, que deseje ou acredite num federalismo europeu? Nem já na União Europeia, quanto mais num federalismo europeu.