Tempo
|
Em Nome da Lei
O direito e as nossas vidas em debate. Um programa da jornalista Marina Pimentel para ouvir sábado às 12h.
A+ / A-
Arquivo
Em Nome da Lei - O perigo dos plásticos para a saúde 09/09/2018

Aditivos ao plástico constituem ameaça cancerígena, dizem especialistas

09 jun, 2018


Aquecer a comida em recipientes de plástico, ou o uso repetido de biberons acarreta riscos. Problema agrava-se com plásticos importados da Ásia, sem controlo de qualidade.

Na edição deste sábado do Em Nome da Lei exploramos a problemática do plástico enquanto poluente da natureza e do corpo e olhamos para as medidas que têm sido propostas para a combater.

O Em Nome da Lei é um programa da Renascença, moderado pela jornalista Marina Pimentel, que pode ser ouvido depois do noticiário das 12h00 de sábado ou através do site.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Gonçalves
    13 jun, 2018 Braga 10:47
    O plástico que é mesmo cancerígeno é o policarbonato, que contém bisfenol-A quando é polimerizado. Este polímero pode ser usado em recipientes que são aquecidos e transmitem estes aditivos. Este deve ser substituído por outros como o polipropileno ou o PET, uma vez que também são são transparentes como o policarbonato que contém o bisfenol-A e são dúcteis. Outra questão, é que metade do peso do plástico é na forma de aditivos, que são usados para dar cor, resistir aos UV, ajudar no processamento, resistir à temperatura, dar-lhe transparência e se vierem da China eles colocam qualquer químico nele, agora se a matéria-prima for importada da Europa (Alemanha) tudo é controlado e não há problema de qualidade, eu diria, que 90% dos polímeros são importados da Europa, Alemanha, Itália, ou França, nas refinarias de petróleo destes países. Outro caminho, é polimerizar outros materiais, e substituir por naturais em vez dos sintéticos. Mas para isso é necessário muitos M€ em investigação e décadas de I
  • Filipe
    10 jun, 2018 évora 20:56
    Mesmo se os riscos fossem zero e não houvesse doenças nos humanos , a morte é sempre certa , ninguém cá fica !