Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Café - 24/05/2018

O Mundo em Três Dimensões

11,5 quilos per capita. Café é a segunda maior dependência depois do cigarro

24 mai, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


O café é a segunda bebida mais consumida a seguir à água e a cafeína é o segundo agente aditivo mais consumido no mundo industrializado, a seguir à nicotina. Por ano são produzidos mais de 16 mil milhões de quilos de café em grão em todo o mundo. Cerca de um quarto vem do Brasil.

A vida sem café é como um jardim sem flores. É como ir a Roma e não ver o Papa.

Eu, viciado, me confesso. Sem café não sou capaz de trabalhar como um ser humano normal.

Pode não acreditar, mas antes de começar a escrever este episódio, já tinham ido duas chávenas.

E consigo? Qual é a sua relação com o café? Chega ao escritório, liga o computador, login e vai à máquina do café?

É um ritual apenas compreendido por quem sente aquela dependência que, se não for contrariada nos primeiros instantes do dia, transforma-se numa terrível dor de cabeça.

Se não gosta de café ou não sente necessidade de tomar, deixe-se ficar. Quanto mais não seja porque há curiosidades que vale a pena saber.

Para começar: sabia que a cafeína é o segundo maior vício do mundo desenvolvido a seguir à nicotina?

Por ano são produzidos mais de 16 mil milhões de quilos de café em grão em todo o mundo. Da Índia ao Brasil, do Uganda à Indonésia, passando pela Etiópia, México, Guatemala, Vietname ou Timor.

E uma simples chávena é, na verdade, uma complexa mistura química. São mais de 1.000 compostos, voláteis e não voláteis.

Simplificando: os químicos voláteis são os que se evaporam e que sentimos no olfato e no paladar.

Explicação científica: é por causa do contacto com o CO2 que se liberta um composto volátil durante o processo de torra do café, e é isso que nos faz sentir aquele cheiro intenso e tão agradável.

Em 2013, investigadores da Universidade de Coimbra elaboraram um estudo que revela que o café é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, a seguir à água.

São 11,5 quilos per capita nos países industrializados. E um terço da população mundial bebe café numa quantidade superior a qualquer outra bebida.

E o Brasil é o exemplo que melhor ilustra esta tendência: é o maior produtor mundial de café, com cerca de 3 mil milhões de quilos (dados de 2014).


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.