Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Produtos biológicos - 08/05/2018

O Mundo em Três Dimensões

65% dos portugueses dizem que só consomem produtos biológicos

08 mai, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Estudo da Universidade Católica revela que dois em cada três portugueses optam pelo consumo exclusivo de produtos de agricultura biológica. Mas um em cada cinco inquiridos acredita que a agricultura biológica não é assim tão limpa de produtos químicos.

Em cada três portugueses, há dois que optam por consumir apenas alimentos biológicos. Ou pelo menos dizem que o fazem.

A conclusão é de um estudo da Universidade Católica em parceria com a industria de proteção das plantas.

Dos cerca de mil inquiridos, 65% dizem que preferem produtos biológicos, mas um em cada cinco portugueses acredita que a agricultura biológica não é assim tão limpa de produtos químicos: 61% da amostra concorda que os pesticidas são um mal necessário para manter os alimentos livres da bicharada e quatro em cada cinco inquiridos acreditam na bondade destes produtos para proteger as plantas dos parasitas.

Só que os pesticidas em excesso são bem mais prejudiciais do que alguns dos insetos naturalmente presentes nos vegetais.

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar alerta que metade dos produtos alimentares contêm pelo menos um pesticida. E mais de um quarto apresenta vestígios de "cocktails de pesticidas".

Agora que parece que a primavera veio para ficar, a alimentação altera-se. Seja porque não lhe apetece uma comida tão pesada - e as saladas aí são uma boa opção - seja porque o verão se aproxima e quer estar em forma para ir a banhos.

A organização não governamental Environmental Working Group publicou recentemente uma atualização da lista das frutas e legumes mais contaminados. Aqueles com que deve ter mais cuidado na hora da lavagem: uma só amostra de morangos contem 20 pesticidas. Seguem-se espinafres, nectarinas, maças, uvas, pêssegos, cerejas, peras e tomates.

Do lado dos mais limpos, o abacate é o melhor de todos.

Nas quase 39 mil amostras de vegetais, menos de 1% apresentava vestígios de produtos químicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Vilhena
    08 mai, 2018 Lisboa 18:36
    "Só que os pesticidas em excesso são bem mais prejudiciais do que alguns dos insetos naturalmente presentes nos vegetais." Isto é uma conclusão do estudo ou é um comentário do escritor da noticia? Como futuro engenheiro agrónomo concordo com a frase na medida em que, a maioria dos insetos que atacam as culturas ao ponto de ser combatida são menos prejudiciais, ingeridos, do que beber um shot do produto fitofármaco utilizado, sem duvida. Aqui a questão é que: superfície comercial é que vai aceitar alimentos com pragas e quem é que compensa os agricultores pela perda de produção gerada pela praga.. Aprendam a escrever sobre os assuntos ou não vale a pena escreverem, só desinformam as pessoas.