Emissão Renascença | Ouvir Online
João Ferreira do Amaral
Opinião de João Ferreira do Amaral
A+ / A-

​O orçamento comunitário

04 mai, 2018 • Opinião de João Ferreira do Amaral


Não existem fronteiras próprias da União. O que existe são fronteiras dos estados que compõem a União.

As primeiras propostas de orçamento comunitário para 2021-2027 foram qualificadas de “mau começo” pelas autoridades portuguesas, uma vez que prevêem cortes no financiamento das políticas de coesão e da PAC. Ambas, mas em particular a primeira, são de grande importância para Portugal.

É cedo, porém, para se prever o resultado das negociações que agora se iniciam. Afinal, muitas vezes (para não dizer quase sempre) as primeiras propostas de orçamento são insatisfatórias, mas chega-se no fim a uma solução mais consensual. Virtude resultante do facto de a aprovação ter que ser feita pela unanimidade dos estados membros, o que dá uma capacidade de negociação aos pequenos estados que não existe na maior parte dos outros domínios, em resultado do Tratado de Lisboa que, no entanto, as autoridades portuguesas impulsionaram com todo o entusiasmo.

Do meu ponto de vista, o que é inadmissível nesta primeira proposta, é que não são todos os domínios que sofrem cortes. Pelo contrário, cresce de 13 para 33 biliões de euros o financiamento destinado a aumentar para 10 000 os efectivos da Guarda de Fronteiras. Isto é inaceitável. Não existem fronteiras próprias da União. O que existe são fronteiras dos estados que compõem a União.

Forçar a criação de uma guarda europeia – pelos vistos , quase um exército - não irá melhorar a situação dos países que têm problemas de controlo das fronteiras.

O que estes precisam é de ajuda dos outros estados, não que a sua segurança interna seja atribuida a autoridades europeias que respondem não se sabe bem a quem, o que aliás viola claramente (até!) o Tratado de Lisboa.

Tudo isto se enquadra pura e simplesmente no objectivo ideológico que a Comissão prossegue de transformar a União num super-estado europeu, substituindo os estados em todas as matérias, incluindo, como se vê a segurança interna de cada um.

Não admira portanto que depois o dinheiro não chegue para quilo que a União deveria efectivamente financiar, como é o caso do reforço da coesão económica e Social.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MASQUEGRACINHA
    04 mai, 2018 TERRADOMEIO 16:50
    Se calhar, foi por causa dessa necessidade de unanimidade que Portugal, para mostrar antecipadamente que também consegue ser maverick, não alinhou na Grande Expulsão Russa, apesar das lamúrias e interesses do nosso "mais antigo aliado"... Ou que o Marcelo teve aquela conversa, sonsa e meio-desenquadrada, sobre sermos "leais mas independentes". Digo "se calhar" porque me custaria a crer que tivessemos cojones suficientes para tanto, mas enfim, talvez o simples arremedo sirva para negociar alguma coisinha. Depois, como de costume, lá as pagaremos todas juntas.