Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Corpo humano dourado - 24/04/2018

O Mundo em Três Dimensões

O corpo humano é precioso... e tem ouro lá dentro

24 abr, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Uma pessoa de 70 quilos terá, em média, 0,2 miligramas de ouro no corpo.

Quantas vezes já lhe disseram que tem um coração de ouro? Um cérebro de ouro? Que vale o seu peso em ouro? Na verdade, o corpo humano é um tesouro de uma incrível diversidade e devemos cuidar dele o melhor que podemos porque, afinal, é com ele que vivemos todos os dias e a melhor estratégia para ter saúde é aproveitá-la com sabedoria para prevenir doenças.

Da cabeça aos pés, o corpo humano é muito mais do que os olhos alcançam. É uma máquina completa feita de vários elementos.

E a água é, entre todos, o mais importante. 75% do peso de um músculo é composto por água. O sangue contém 95% de água, a gordura corporal, 14% e o tecido ósseo, 22% de água.

São números que, certamente, lhe fazem lembrar as aulas de Biologia ou de Ciências da Natureza.

Só que, provavelmente, nunca nenhum professor lhe disse que o seu corpo é tão precioso, tão precioso que vale ouro. No sentido figurado, a expressão é um grande elogio. Na realidade, parte do nosso peso é mesmo ouro. Metal precioso.

De acordo com o tratado sobre os elementos do corpo humano, escrito em 1988 por John Emsley, uma pessoa que pese 70 quilos contém uma massa total de 0,2 miligramas de ouro. À hora em que fizemos este exercício, a cotação do ouro estava nos 1.076 euros por onça (aproximadamente 31 gramas).

Quantos cafés conseguiria tomar com o seu peso em ouro? Apenas 0,011 partes de uma chávena a custar 60 cêntimos.

Então, quantas pessoas seriam necessárias para pagar um café a peso de ouro? Se a presença deste metal precioso no nosso corpo vale 0,00694 cêntimos, isso dá 86 pessoas.

Ou seja, seria necessária a soma de todo o ouro contido nos corpos de 86 pessoas com peso médio de 70 quilos para pagar... um café.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria do Carmo
    08 ago, 2022 Rio de Janeiro, Brasil 19:50
    Com milhares de pessoas enterradas, possivel que esse ouro tome peso? Com o passar do tempo, não teria uma montanha de ouro? Para onde vai essa milésima grama acumulada?
  • Maria do Carmo
    29 jul, 2022 Rio de Janeiro, Brasil 20:59
    Com milhares de pessoas enterradas, possivel que esse ouro tome peso? Com o passar do tempo, não teria uma montanha de ouro? Para onde vai essa milésima grama acumulada?
  • Maria do Carmo
    27 jul, 2022 Brasil 21:55
    E quando morrer? Essa massa de ouro se desintegra? Vira energia dourada?