Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Henrique Raposo-Jacinto Lucas Pires - Greve na Ryanair - 04/04/2018

Lucas Pires/Henrique Raposo

Ryanair. "Há a tentação de uma multinacional ficar a flutuar acima dos estados de direito"

04 abr, 2018


A greve de trabalhadores portugueses da Ryanair e a sua substituição durante o período de paralisação foi o principal tema de debate entre os dois comentadores da Renascença.

Henrique Raposo considera que existe a tentação de deixar multinacionais como a Ryanair "a flutuar acima dos estados de direito". É o que pensa o comentador da Renascença instado a falar sobre a polémica em torno da greve dos trabalhadores portugueses da companhia aérea.

Perante a paralisação decretada pelos sindicatos, a empresa decidiu substituir pontualmente os trabalhadores que aderiram ao protesto, o que configura uma ilegalidade perante a legislação portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eduardo
    04 abr, 2018 Belgica 11:56
    Eu acho que se queremos uma europa unificada, entao a Uniao Europeia deveria regular a lei de trabalho para a Uniao. Pois não havendo clarificação exata e intervenção por parte da comissao Europeia, acabamos por nos deparar com situacoes como estas onde multinacionais realmente infringem as leis locais e acreditam que tem esse direito. E quando a comissao Europeia deveria interferir eles na verdade se escusam e referem a isto como uma questao nacional. Pois entao que sejam aplicadas as leis laborais de Portugal e fim de conversa, resta ao governo portugues impor a sua soberania como estado de direito.