Tempo
|
Em Nome da Lei
O direito e as nossas vidas em debate. Um programa da jornalista Marina Pimentel para ouvir sábado às 12h.
A+ / A-
Arquivo
Em Nome da Lei - Nova lei sobre proteção de dados - 24/03/2018

Em nome da Lei

A nova lei de proteção de dados

24 mar, 2018


​O Regulamento Geral de Proteção de Dados entra em vigor no dia 25 de maio. Trata-se da maior mudança legislativa dos últimos 20 anos, na regulação da privacidade dos dados e decorre de uma lei europeia diretamente aplicável na ordem jurídica dos Estados-membros, mas que permite algumas adaptações nacionais.

No programa deste sábado, a presidente da Comissão nacional de Proteção de Dados anuncia que o Governo “não consultou nem deu conhecimento” à entidade reguladora sobre a nova legislação, que implicará uma mudança de paradigma.

Com a nova lei, as empresas vão deixar de contar com o parecer da comissão para saber se podem ter este ou aquele procedimento e passam a autorregular-se. A Comissão Nacional de Proteção de Dados ficará como entidade fiscalizadora.

A presidente da comissão, Filipa Calvão, e dois advogados especialistas na área – Daniel Reis e Ricardo Henriques – são os convidados do programa para tentar esclarecer o que está em causa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.