Tempo
|
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Alergias a medicamentos - 08/0372018

Espaço do Consumidor

Já fez alergia a um medicamento? E disse a alguém?

08 mar, 2018 • Fátima Casanova


É fácil e importante dar conta das reações adversas provocadas pelos medicamentos. Saiba como.

Em poucos minutos, através do computador ou do telemóvel, pode informar a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) sobre alguma alergia ou outra reação adversa que tenha experimentado na sequência da toma de um medicamento.

Ao fazê-lo, está a ajudar a que os medicamentos sejam mais seguros.

Mas como fazer?

Aceda ao portal RAM – Reações Adversas a Medicamentos. Há quatro dados de preenchimento obrigatório:

- a substância ativa/medicamento utilizado,

- a reação adversa (efeito indesejado do medicamento),

- um dado do doente,

- dados do notificador,

- dados pessoais (protegidos) – apenas para facilitar o contacto, caso seja necessário por parte do Infarmed.

Se a reação for a uma vacina ou a medicamento biológico, pede-se ainda ao cidadão (doente ou seu representante) ou ao profissional de saúde que indiquem o lote.

Depois de preencher o formulário online, recebe de imediato a confirmação da submissão e um resumo dos dados que preencheu através de um email. Se não houver necessidade de esclarecimentos adicionais, o notificador só volta a ser contactado no final do processo para receber a avaliação da sua notificação.

Esta avaliação deve estar concluída em 30 dias.

De acordo com os últimos dados do Infarmed, foram rececionadas 12.326 notificações de reações adversas (por profissionais de saúde e cidadãos) desde 2012, ano em que o cidadão passou a poder notificar e se iniciou a notificação online.

Apenas 8% (982) provêm do cidadão. Por isso, o Infarmed tem lançado campanhas de sensibilização e alerta para a importância desta notificação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marcia soares Marque
    13 nov, 2018 Francisco Morato 15:00
    Minha filha esta fazendo o uso do roacuatan,e apareceu algumas feridas no corpo,É normal?Posso fazer uso de antialergico?