Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Sal - 05/03/2018

O Mundo em Três Dimensões

Menos dois gramas de sal por dia evitariam 11 mil AVC por ano

05 mar, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Um em cada cinco portugueses acrescenta sal à comida que lhe põem no prato. E um em cada sete hipertensos continua a fazê-lo. Sociedade Portuguesa de Hipertensão diz que menos dois gramas por dia permitiria prevenir 11 mil AVC por ano. E reduzir o problema até 40% em cinco anos.

Um em cada cinco portugueses acrescenta sal à comida que lhe põem no prato. E um em cada sete portugueses hipertensos continua a fazê-lo.

Não é novidade que o sal é prejudicial para a saúde. Em excesso, ainda mais.

Mas aí está mais um alerta. Desta vez no Inquérito Nacional de Saúde (INSEF) elaborado pelo Instituto Ricardo Jorge com cerca de cinco mil inquiridos entre os 25 e os 64 anos, a maior parte com escolaridade inferior ao ensino secundário e em situação de desemprego.

A partir da amostra, conclui-se que quase 18% dos portugueses adicionam sal à comida. Um em cada cinco homens, uma em cada sete mulheres, sobretudo na idade jovem - entre os 25 e os 34 - e no Algarve.

É, segundo este inquérito, a região onde este hábito do acréscimo de sal no prato é mais frequente.

Mas o INSEF revela outra curiosidade: o consumo adicional de sal é mais frequente nas pessoas empregadas (20%). Seguem-se os desempregados, reformados e estudantes.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a primeira causa de morte e invalidez em Portugal.

E a Sociedade Portuguesa de Hipertensão diz que se cada pessoa consumisse menos dois gramas de sal por dia por dia, ocorreriam menos 11 mil AVC por ano em Portugal. E uma redução até 40% nos cinco anos seguintes.

Não se pode dizer que é por falta de aviso. O consumo excessivo de sal é responsável por doenças cardiovasculares que matam mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Estórias
    05 mar, 2018 Carochinha 13:29
    SE com menos dois grama de sal eram evitados 11 mil AVC's, então com zero grama de sal ninguém morria!!