Tempo
|
Aura Miguel
Opinião de Aura Miguel
A+ / A-

Opinião de Aura Miguel

Chile e Peru. Papa não deixou nada por dizer

22 jan, 2018 • Opinião de Aura Miguel


Catástrofes, direitos humanos, crime, corrupção, pedofilia foram temas aflorados pelo Sumo Pontífice durante a viagem apostólica aos dois países.

Francisco despede-se do Peru deixando uma mão cheia de apostas a partir da realidade deste país tão duramente afectado por calamidades naturais, ofensas aos direitos humanos, crime organizado e corrupção.

Com estes problemas em cima da mesa, Francisco foi à Amazónia ouvir os indígenas e clamar pelas seus direitos, foi ao palácio presidencial denunciar a praga da corrupção, pediu aos jovens para não se resignarem e aos bispos para não se fecharem nos seus gabinetes e conhecerem melhor os seus fiéis.

No Chile, mais secularizado, não houve banhos de multidão como no Peru e Francisco não escondeu as chagas do país nem da Igreja ao declarar a sua vergonha pelo dano causado a crianças por ministros da Igreja.

Recebeu em privado algumas vítimas, mas saiu do Chile em polémica por considerar inocente um bispo acusado de encobrir estes crimes.

Uma viagem realizada também a pensar nos dois próximos Sínodos: o dos jovens, já este ano, e o da Amazónia, marcado para 2019.


Renascença no Chile e Peru com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    22 jan, 2018 Porto 19:52
    SUA SANTIDADE É O PAPA MAIS EXTRAORDINÁRIO DO SÉCULO. ESPEREMOS QUE VIVA MUITOS ANOS E CONSIGA QUE O SEU EXEMPLO ATINJA OS DONOS DO MUNDO.