Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Tensão no médio oriente, “chimbalau” para o Ministério Público

Visto de Fora

Tensão no Médio Oriente, “chimbalau” para o Ministério Público

19 abr, 2024 • Sérgio Costa


O reforço das sanções europeias ao Irão, a estratégia Draghi, a Operação Influencer e os primeiros dias do governo em análise.

Sabe o que é um “chimbalau”? Pode ser o efeito da tensão no Médio Oriente, apesar de a Europa “ter respondido de forma positiva e unida” com sanções a Teerão. Uma resposta mais compacta do que a que se seguiu à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez discordam na avaliação da diplomacia neste caso, mas pelo menos há um esforço pela contenção.

“Chimbalau” pode ter a Europa se não concretizar um plano de competitividade. O relatório de Mário Draghi, nesse sentido, é visto como um bom ponto de partida para garantir a autonomia europeia de outros blocos económicos. Ainda assim, as “diferentes sensibilidades podem comprometer esse esforço”, notam os analistas.

Nos temas nacionais, destaque para o Ministério Público que levou um “chimbalau” com o acórdão da Relação sobre o processo Influencer. Por seu turno, o Governo ainda não levará “chimbalau”, apesar da polémica do IRS, “mal gerida” pelo Governo.

Ainda não sabe o que é “chimbalau”? A resposta está na edição desta semana do programa Visto de Fora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.