Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da actualidade em debate aos sábados, às 9h30. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - Como a genética conta a história humana - 19/10/2019
Da Capa à Contracapa - Como a genética conta a história humana - 19/10/2019

Da Capa à Contracapa

Estaremos perante uma “revolução do ADN antigo”?

19 out, 2019


As novas tecnologias têm permitido estudar os genomas antigos e conhecer melhor a história das populações humanas. Luísa Pereira e Eugénia Cunha são as investigadoras convidadas no programa deste sábado.

Hoje, sabemos que houve encontros entre Homo sapiens e Neandertais, tal como ocorreram outros movimentos e misturas de populações antigas.

O “Da Capa à Contracapa” antecipa o debate marcado para a próxima terça-feira (dia 22), na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. “Como a genética conta a nossa grande história humana” é o tema da conferência que vai começar às 18h00.

Neste sábado, a investigadora e especialista em genética populacional humana do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Luísa Pereira, e a bióloga e antropóloga da Universidade de Coimbra, Eugénia Cunha, estão na Renascença para dar conta dos últimos avanços na matéria.

Luís Pereira é co-autora do livro “O Património Genético Português: a história humana preservada nos genes” e Eugénia Cunha escreveu “Como nos Tornámos Humanos”, sendo ainda diretora do Instituto de Medicina Legal de Lisboa.

A conferência da próxima é uma das muitas que acontecem no mês da ciência e educação da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS).

Além da presença do autor, a sessão inclui a apresentação do livro “Homem de Neandertal: em busca dos genomas perdidos”, de Svante Pääbo, uma edição da Gradiva em parceria com a FFMS.

O “Da Capa à Contracapa” é uma parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, para ouvir ao sábado às 9h30 e sempre que quiser em podcast ou rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.