Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conselho de Ministros

Covid-19: 25 concelhos recuam um passo no desconfinamento

24 jun, 2021 - 15:58 • Hélio Carvalho

O Governo anunciou esta quinta-feira mudanças no plano de desconfinamento, face ao aumento dos casos de Covid-19 no país.

A+ / A-

Veja também:


Há 25 concelhos que dão um passo atrás no plano de desconfinamento, depois do Governo ter anunciado novas medidas para combater o aumento do número de casos de Covid-19 no país.

Estes concelhos apresentaram, pela segunda semana consecutiva, uma incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias - ou 240 casos por 100 mil habitantes em concelhos com uma menor densidade populacional.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, esses concelhos são Alcochete, Almada, Amadora, Arruda dos Vinhos, Barreiro, Braga, Cascais, Grândola, Lagos, Loulé, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odemira, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sintra, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.

A maioria destes concelhos pertencem à Área Metropolitana de Lisboa (AML) ou às regiões do Alentejo e do Algarve, que viram a pandemia aumentar significativamente.

Nestes concelhos, aplicam-se as restrições da terceira fase de desconfinamento definida pelo Governo.

A principal medida centra-se na restauração, que volta a funcionar até às 22h30, tanto durante a semana como nos fins-de-semana. A capacidade fica limitada a seis pessoas por grupo no interior e dez pessoas por mesa nas esplanadas.

Já o comércio a retalho alimentar e não-alimentar, como os supermercados, fica com a hora de fecho definido às 21h00.

Também os espetáculos culturais ficam limitados pela mesma hora. Casamentos e batizados passam a ter uma lotação de 50%. Os eventos exteriores têm uma limitação limitada, "a definir pela Direção-Geral da Saúde".

Volta a ser obrigatório o teletrabalho "quando as atividades o permitam".

Todas atividades desportivas são permitidas, tanto ao ar livre como em ginásios, mas sem público.

Já as lojas do cidadão voltam ao atendimento presencial, apenas por marcação.

Além das limitações nestes concelhos, há três municípios que recuam dois passos no desconfinamento: Albufeira, Lisboa e Sesimbra.

Há ainda 19 concelhos que ultrapassaram nesta última semana o limiar de risco definido e entram em situação de alerta, correndo o risco de voltar atrás no desconfinamento.

Destaca-se o município do Porto e ainda os municípios de Alenquer, Avis, Castelo de Vide, Castro Daire, Chamusca, Constância, Faro, Lagoa, Mira, Olhão, Paredes de Coura, Portimão, Rio Maior, Santarém, São Brás de Alportel, Silves, Sousel e Torres Vedras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+